Empastelamento digital
Diário do Centro do Mundo (DCM) e o portal Prensa Latina repercutiram a denúncia da invasão e ataque ao jornal diário do PCO
empastelamento
Ataque hacker ao DCO é a versão do século 21 do empastelamento de jornais pelos nazistas (foto) | Foto: Arquivo/DCO
empastelamento
Ataque hacker ao DCO é a versão do século 21 do empastelamento de jornais pelos nazistas (foto) | Foto: Arquivo/DCO

Dois importantes veículos da imprensa digital progressista e de esquerda no Brasil e no exterior manifestaram neste final de semana sua solidariedade com o Diário Causa Operária (DCO), que sofreu uma invasão e perdeu 4 mil artigos no último dia 18.

A página do Diário do Centro do Mundo (DCM) reproduziu, na íntegra, a nota oficial do partido condenando o ataque criminoso contra o DCO, dando destaque para a ação que tirou do ar mais de 4 mil artigos do portal. Do exterior e da imprensa internacional também chegaram manifestações de solidariedade, assim como a condenação pelo ato delituoso contra a imprensa de esquerda e a liberdade de expressão.

Merece destaque a manifestação do portal “Prensa Latina” (Imprensa Informativa Latinoamericana) que publicou em sua página digital do dia 25 de julho, sábado, os pontos mais relevantes da nota oficial do partido contra o ataque hacker, sublinhando que a ação dos criminosos resultou em uma monumental perda do acervo do DCO. Prensa Latina enfatizou também que este não foi um ataque comum, uma vez que o jornal Causa Operária e o site oficial do PCO foram atacados no passado em várias ocasiões.

Outro ponto destacado diz respeito a fato de que o ato criminoso foi obra da direita fascista ou uma ação paraestatal, pois o método é, inequivocamente, da direita e do aparato repressivo, inimigo da liberdade de expressão e da esquerda revolucionária. Prensa Latina chamou a atenção também para o caráter persecutório e de ofensiva contra a imprensa de esquerda e as redes sociais. A ofensiva se intensificou, com ataques contra jornalistas e seus diversos meios de comunicação.

Para coibir novos ataques e ações criminosas contra não somente a página do DCO, mas à imprensa progressista, de esquerda, o PCO e o DCO estão realizando uma ampla campanha para denunciar e identificar os autores deste ato de banditismo político, que trás em sua marca a digital indelével da extrema direita fascista. A esquerda nacional e internacional, os sites e blogs progressistas, que lutam pelo direito à irrestrita liberdade de expressão, não podem se omitir diante de fatos desta natureza e de tal gravidade, que representa um ataque à livre opinião e ao livre debate de ideias.

Dirigimos um chamado a todos os que se colocam em defesa dos direitos democráticos da população, da liberdade de imprensa e de expressão a não só condenarem energicamente a ação criminosa contra o DCO, mas se solidarizarem ativamente, participando da campanha que estamos lançando para restabelecer e fortalecer o Diário Causa Operária.

Relacionadas
Send this to a friend