Imperialismo preparando golpe militar? EUA doam quase 100 blindados para Forças Armadas brasileiras

Embarque-de-viaturas-M992A2-e-M109A5-para-o-EB-nos-EUA-1

Na ultima quarta-feira, dia 3 de outubro, uma carregamento de 100 blindados do exército norte-americano chegou ao porto de Paranaguá. O desembarque foi acompanhado pelas forças armadas brasileiras, ao todo foram 56 obuseiros (canhões) M109 A5 e 49 viaturas municiadoras M992. Os blindados estão entre o que há mais de avançado atualmente no que diz respeito a armamento militar. Há ainda a previsão de mais viaturas M109 A5 Plus, 32, para o início do próximo ano.

A questão que fica, no entanto, e qual o real motivo do fornecimento de todo esse armamento pesado norte-americano ao governo golpista brasileiro? É evidente que a crise do regime politico brasileiro avança a passos largos e o país está à beira de uma intervenção militar. Os generais já controlam todas as instituições, inclusive o congresso nacional, com a maior bancada militar da história do país. O armamento fornecido pelo imperialismo norte-americano cumpriria essa função de estabelecer um regime ditatorial contra o povo brasileiro, reprimindo de forma totalmente violenta qualquer tentativa de reação popular.

Outro objetivo está relacionado com a Venezuela. Cada vez mais ameaçada de invasão pelo imperialismo, e já com o apoio declarado dos capachos golpistas brasileiros, o arsenal poderá ser usado pelas forças armadas para a ação de intervenção no território venezuelano. Uma verdadeira operação de guerra contra o povo daquele país.

É preciso denunciar a ameaça cada vez mais iminente de golpe militar no Brasil, além da preparação da intervenção militar norte-americana na Venezuela, com apoio do governo golpista brasileiro. Somente a luta, a mobilização popular contra golpe, pode conter essa ofensiva.