Mais um idoso explorado
Foi resgatado em uma fazenda na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, um idoso de 61 anos que trabalhava no lugar em situações análogas a escravidão.
idoso-em-situacao-analoga-a-escravidao-e-resgatado-em-fazenda-no-interior-de-sp-1593560800945_v2_450x600 (1)
Idoso é resgatado da exploração e escravidão no estado de São Paulo. | Foto: Divulgação/MPT

Após o resgate de uma idosa em condições análogas a escravidão na última semana na cidade de São Paulo, mais um caso veio a tona, agora no interior do estado. Foi resgatado em uma fazenda na cidade de São José dos Campos, um idoso de 61 anos que trabalhava no lugar em situação análogas a escravidão. O homem trabalhava com gado leiteiro de segunda a segunda, das 5h da manha às 18h, sem folga, férias e salário, já que era “pago” com a moradia para ele e a mãe, uma idosa de 87 anos. A casa não tinha água encanada, era utilizada água de uma mina e fogão a lenha, além de outras condições insalubres. Na vistoria realizada, foi constatado que a casa não tinha geladeira, além de buracos no telhado, o que obrigava os idosos a dormirem embaixo de lonas quando chovia. Além disso, a casa estava repleta de cinzas pois a chaminé do fogão a lenha estava entupida fazendo com que os idosos inalassem a fumaça quando utilizado. Sem remuneração, os dois viviam de doações feitas por vizinhos

O resgate foi realizado em uma ação conjunta entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Gerencia Regional do Trabalho (GRT) de São José dos Campos (SP) e a Polícia Federal. O “empregador” em questão foi preso e permaneceu detido por não ser réu primário.

Relacionadas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments