Siga o DCO nas redes sociais

Houthis derrubam drone dos EUA no Iêmen
Drone-Global-Hawk-BAMS-D
Drone-Global-Hawk-BAMS-D

Em resposta aos ataques coordenados e patrocinados pelos EUA, houthis derrubam drone dos EUA que fazia voo sobre o Iêmen. Segundo a rede de TV CNN, a informação teria a confirmação por parte de um oficial estadunidense.

O abate por intermédio de um míssil teria sido feito pelo grupo houthis, que reivindicaram o ataque. Ainda segundo a CNN, o governo Trump teria questionado o Irã pelo possível fornecimento do material bélico utilizado na ação.

A situação, certamente, servirá como pretexto para o imperialismo norte-americano aumentar a pressão contra o Teerã, visto que, em junho deste ano, um drone estadunidense que sobrevoava o espaço aéreo do Irã, fora abatido pelo governo iraniano. Em resposta ao suposto suporte bélico por parte de Teerã, Trump ordenou, além do aumento das sanções, ciberataques contra os sistemas de lançamento de mísseis e uma rede de espionagem iranianos.

É preciso esclarecer que os EUA apoiam – quando não comandam abertamente – a coligação dos sauditas para atacar o Iêmen, levando adiante um conflito com consequências humanas catastróficas. Desta vez, os Houthis conseguiram ao menos derrubar um drone; sendo, portanto, uma ação defensiva bem sucedida.