Siga o DCO nas redes sociais

Racismo em Minas
Homem negro é agredido por seguranças na UFMG
Foi se matricular em um curso de extensão de inglês da faculdade e foi chutado.
campus
Racismo em Minas
Homem negro é agredido por seguranças na UFMG
Foi se matricular em um curso de extensão de inglês da faculdade e foi chutado.
Campus Pampulha. Foto: Reprodução
campus
Campus Pampulha. Foto: Reprodução

Um homem de 32 anos procurou a polícia para denunciar seguranças da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por agressão na tarde do ultimo sábado. Quatro seguranças o teriam mobilizado com um golpe de mata-leão e dado chutes nele. O Diretório Acadêmico de Letras divulgou uma nota de repúdio ao método de abordagem dos seguranças, classificado como racista.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima contou aos policiais que foi até a universidade para se matricular em um curso de inglês na Faculdade de Letras quando foi abordado por um segurança que pediu sua identificação. O rapaz esclareceu que era ex-aluno e que iria se matricular em um curso do Centro de Extensão da Faculdade de Letras. Outros três seguranças se aproximaram e disseram: “você está fingindo ser estudante para roubar alunos.” e “vamos colocar você para fora.”

Depois disso, os ânimos se exaltaram e começaram as agressões. Um dos seguranças deferiu um mata-leão e outro segurou suas pernas. Ele contou aos policiais que foi chutado diversas vezes. Alunos e funcionários que estavam no campus ouviram os gritos do homem e começaram a gravar a cena. Um dos seguranças pegou um celular da mão de um dos alunos, que estava gravando, e jogou no chão. Depois disso, o homem foi solto pelos seguranças.

O Diretório Acadêmico Carlos Drumond de Andrade divulgou uma nota em que declara que “um jovem negro foi vítima de agressão e racismo por parte dos seguranças do prédio.”

O homem estava indo se matricular quando foi agredido por quatro seguranças. Essa é a política da direita, que quer afastar os negros das universidades, seja por meio das cotas, seja pelo uso da força.