Hoje se comemora o dia do rock

classic-rock-collage-classic-rock-5741268-1024-768

No dia 13 de julho se comemora o dia mundial do rock, data essa que foi estabelecida em 1985 durante o Festival Live Aid que fora realizado tanto em Londres quanto na Filadélfia. A princípio, a ideia de marcar a data partiu de Phill Collins, da banda Genesis, que declarou a data como o ‘Dia do Rock”.

Ainda que considerada como data mundial hoje, no início a data não foi abraçado por todos, assim como os americanos e ingleses. Já no Brasil, a data teve adesão propriamente pela imensa maioria dos brasileiros e pelas diversas rádios rock da época.

Fato é, que diversas bandas mundo a fora que fazem parte do universo do Rock, muitas se posicionam politicamente em suas letras e na própria forma como a banda se coloca diante do público. Bandas como, “Rage Against The Machine” como o próprio nome da banda sugere “ódio contra a máquina”, onde desde a presença de letras políticas, se colocaram contra o sistema e defenderam o direito dos trabalhadores, como o apoio ao MST no Brasil.

O Festival que consolidou a data fora organizado pelo escocês Midge Ure e pelo vocalista da banda Boomtown Rats, Bob Geldof. Buscando arrecadar fundos para a crise humanitária na Etiópia, o festival ocorreu na Filadélfia no estádio JFK, contando com as apresentações de: Duran Duran, Led Zeppelin e Bob Dylan entre outros. Além, de ter acontecido em outros países como: Alemanha e Austrália e na Inglaterra (estádio de Wembley) e que contou com as apresentações de: U2, Paul McCartney, The Who e Queen. A transmissão do festival e dos shows nos demais países alcançou cerca de 150 países e atingiu 2 bilhões de pessoas.