Análise Política
O programa Análise Política, transmitido simultâneamente pela TV 247 e a Causa Operária TV, é um programa dedicado ao esclarecimento político.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
tv 222444
O programa Análise Política tem milhares de espectadores e dezenas de milhares de visualizações. | Reprodução.

Nesta terça-feira (27), o companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), apresenta o programa Análise Política no canal TV 247, transmitido ao vivo no Youtube. A Causa Operária TV, veículo de imprensa do PCO, realiza a retransmissão do programa.

A Análise discute os temas candentes da situação política nacional e internacional. Rui procura analisar o desenvolvimento de cada etapa da luta de classes, no sentido de explicar suas tendências políticas. A luta entre os partidos políticos é analisada, bem como a política da esquerda no momento.

No programa exibido na semana anterior (20), Pimenta deu ênfase na análise da vitória eleitoral do Movimento ao Socialismo (MAS) na Bolívia contra a direita golpista. Setores da esquerda brasileira têm difundido a ideia de que a democracia teria sido retomada no país sul-americano. Rui procurou desmontar os mitos políticos que servem para confundir a percepção da realidade, sob uma perspectiva marxista. Um desses mitos é que a democracia teria sido retomada e que é uma derrota do golpe de Estado que derrubou o ex-presidente Evo Morales no final de 2019.

Entrou em discussão a questão do Robinho, pois os apresentadores e os espectadores questionaram a posição do PCO. Rui explicou que o Partido defende os direitos democráticos de todos como um princípio e se posiciona contundentemente contra qualquer histeria punitivista, de clima de caça às bruxas, que somente vai fortalecer a extrema-direita fascista. Independentemente da situação, é preciso que todos tenham garantidos os direitos de presunção de inocência, condenação somente com o trânsito em julgado (após 3ª instância), direito à ampla defesa e ao contraditório.  É preciso nadar contra a corrente da opinião burguesa, absorvida pela esquerda pequeno-burguesa, e se opor à cassação dos direitos democráticos fundamentais e ao fortalecimento da repressão estatal, que somente vai artingir a população pobre e explorada.

O programa na TV 247 tem grande audiência, com milhares de pessoas assistindo ao vivo e dezenas de milhares de visualizações. A precisão e refinamento na análise política do companheiro Rui Costa Pimenta não é expressão de uma genialidade pessoal, mas sim de uma experiência histórica acumulada que se expressa na doutrina do marxismo revolucionário. Rui é um dirigente marxista, presidente de um partido operário de ação e isso lhe confere o instrumental teórico necessário para analisar cada passo do desenvolvimento da luta de classes.

Um dirigente marxista se baseia na intervenção concreta na luta de classes e tem por objetivo essencial a construção da ferramenta política para a emancipação da classe operária, no caso o partido operário revolucionário, fator sem a qual a classe operária não pode triunfar. A chave da profundidade da análise marxista é que ela se baseia nos fatos, analisados sob a base de determinados princípios políticos.

Nos últimos tempos, o Partido da Causa Operária vem travando duros embates com diversos setores da esquerda pequeno-burguesa. Esta última tem sofrido um processo de adaptação à extrema-direita bolsonarista, que se expressa no abandono dos símbolos históricos da esquerda, como a cor vermelha e a foice e o martelo, na adoção de pautas da extrema-direita, como a segurança pública, o punitivismo e a cassação de direitos, e na política da Frente Ampla, que trata de atrelar as organizações operárias e populares e os partidos de esquerda aos partidos da burguesia, com o PSDB, DEM, MDB e o bloco político do “Centrão” no Congresso. A esquerda pequeno-burguesa embarcou na política de “defesa da democracia” em abstrato, isto é, na defesa do regime parlamentar burguês em decadência no Brasil e no mundo. A esquerda pequeno-burguesa cada vez mais se transforma em uma correia de transmissão dos interesses políticos e econômicos da burguesia nacional e internacional.

Rui Costa Pimenta também participa da live das 5 no canal do Diário do Centro do Mundo (DCMTV) às quinta-feiras às 17 horas. Este programa também analisa as questões candentes da situação política. Na Causa Operária TV (CoTV), Rui apresenta os seguintes programas: programa Marxismo às segundas-feiras às 13h; Análise Internacional às sextas-feiras Às 14h e o principal programa da CoTV, o Análise Política da Semana, aos sábados a partir das 11:30.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas