Hoje na História: 1945 – Exército Vermelho fecha o cerco sobre Berlim

URSS-berlim

No dia 25 de abril de 1945, o Exército Vermelho fechou o cerco sobre Berlim, a capital da Alemanha. A Batalha de Berlim foi a derradeira batalha ocorrida em solo europeu durante a Segunda Guerra Mundial – foi o ataque frontal da ofensiva soviética contra Wehrmacht, em direção ao coração da Alemanha, durando pouco mais de dois anos desde a dramática vitória do Exército Vermelho em Stalingrado em 3 de fevereiro de 1943.

Assim, essa gigantesca e dura batalha contra o nazismo foi praticamente o último capítulo da Segunda Guerra Mundial na Europa e selou o destino do Reich nazista. A derrota alemã trouxe grande destruição para a capital alemã, pois havia um sentimento de vingança no Exército Vermelho após a devastação causada pelos nazistas na União Soviética.

Vale lembrar aqui que, no planejamento final, foi organizado também um lançamento simultâneo de diversos ataques no leste da Europa, desde o Mar Báltico até a região dos Cárpatos, com o objetivo de invadir os países ainda ocupados pelos nazistas e chegar a Berlim antes dos Aliados Ocidentais.

A Batalha de Berlim durou de abril de 1945 até o início de maio. A Alemanha se rendeu seis dias depois do fim da batalha, pois alguns destacamentos alemães ainda continuaram a resistir isolados em outros territórios.