Harry Truman assina o plano Marshall para salvar o capitalismo depois da guerra

O Plano Marshall foi um plano do ano de 1947 para a reconstrução das economias afetadas pela 2° Guerra Mundial na Europa, com o objetivo claro de evitar a ascensão do comunismo e o colapso de alguns países como a Alemanha.

Na época, várias regiões da Alemanha apresentavam uma grave crise e estavam próximos de convulsões sociais por causa da debilidade do país de se re-erguer. Os EUA, observando todos os problemas sociais, com medo do avanço vermelho e com o objetivo de reorganizar a economia nacional sob as bases da hegemonia dos EUA, surgiu um grande plano de empréstimos e reconstrução, chamado de Plano Marshall e assinado por Harry Truman.

O Plano Marshall conseguiu colocar as economias europeias em um crescimento firme por quase 10 anos, sendo também responsável por um novo pacto social de Estado. No dia de hoje, 3 de abril, do ano de 1947 Harry Truman assinava o plano Marshall para salvar o capitalismo. Tudo isso é tema das aulas da 41° Universidade de Férias do PCO, estando todas as aulas no acervo da Causa Operária TV.