HAMBURGUER_1
SHARE

12/05/1846

Há 175 anos, tinha início a guerra mexicano-americana

James K. Polk, então presidente dos Estados Unidos (EUA), solicitava ao Congresso que declarasse guerra ao México

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Representação da Batalha de Buena Vista, também conhecida como Batalha de Angostura, de 1847 – Foto: Reprodução

Publicidade

Em 11 de maio de 1846, James K. Polk, então presidente dos Estados Unidos (EUA), solicitava ao Congresso que declarasse guerra ao México. A guerra foi declarada em 13 de maio de 1846, dois dias após ser solicitada, durou dois anos e acabou por sequestrar todo o território mexicano da Alta Califórnia.

Em 1836, o Texas declarava sua independência em relação ao México. No primeiro momento, não houve sua anexação direta pelos EUA, em razão das tensões e possibilidade de guerra com o México. Entretanto, em 1844 com o presidente John Tyler, os EUA tomariam uma posição mais agressiva, reiniciando as negociações de anexação com a República do Texas. No começo, houve resistência interna, por temer que o novo Estado perturbasse o equilíbrio entre Norte e Sul, além de trazer risco de guerra com o México. O Tratado de Anexação só seria aprovado em 1 de março de 1845, sendo o Texas admitido em 29 de dezembro de 1845.

Descumprindo suas ameaças, o México não declarou guerra, mas as relações entre EUA e México continuaram tensas graças em muito a política expansionista do primeiro. Após a anexação do Texas, o México declarava como fronteira natural entre os dois países o rio Neuces, já os EUA reivindicavam como fronteira o Rio Grande mais ao sul. Em julho de 1845, Polk enviou tropas até a área entre os rios, ocupando as terras em disputa. 

Neste momento, os EUA não tinham em seu território saída para o Oceano Pacífico, sendo almejado os territórios mexicanos da Califórnia e do Novo México. Em novembro de 1845, Polk  enviou o diplomata John Slidell ao México para negociar ajuste de fronteira e fazer uma proposta de compra aos territórios da Califórnia e do Novo México. A missão foi um fracasso.

Sem conseguir impor suas condições pacificamente ao México, Polk enviou o um exército comandado pelo general Zachary Taylor até a foz do Rio Grande. O México tomou o ato como uma clara agressão e enviou tropas através do Rio Grande. Polk declarou que a movimentação mexicana era uma invasão de solo dos EUA, e em 11 de maio de 1846, solicitou ao Congresso que declarasse guerra ao México, tendo o pedido aceito dois dias depois.

Os conflitos duraram dois anos, sendo a paz restabelecida através do Tratado de Guadalupe Hidalgo, assinado em 2 de fevereiro de 1848. No tratado todos os interesses dos EUA foram atendidos, a fronteira do Texas foi fixada no Rio Grande e os territórios da Califórnia e Novo México foram tomados pelos EUA. A contrapartida para o México foi o pagamento de US$15 milhões e a promessa de resolver todas as reivindicações de cidadãos norte-americanos contra o México. Como resultado, os EUA se consagraram como uma potência no continente americano.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mais Lidas
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTT

70 ANOS DA REVOLUÇÃO CHINESA - COM RUI COSTA PIMENTA (CURSO COMPLETO)

316 Visualizações 4 horas Atrás

Watch Now

Send this to a friend