Siga o DCO nas redes sociais

Homenagens ao compositor
Grupo homenageia Carlos Gomes no mês de seu falecimento
Compositor brasileiro é um dos principais nomes dentro da ópera mundial, sendo conhecido como o maior dentro das Américas.
Homenagens ao compositor
Grupo homenageia Carlos Gomes no mês de seu falecimento
Compositor brasileiro é um dos principais nomes dentro da ópera mundial, sendo conhecido como o maior dentro das Américas.
Busto de Carlos Gomes
Busto de Carlos Gomes

Os meses de Setembro e Outubro estão sendo dedicados em Campinas para o compositor Carlos Gomes, considerado por muitos o maior compositor operístico das Américas. O campineiro, que compôs entre outras obras a peça O Guarani, ópera inspirada no livro homônimo de José de Alencar, foi o primeiro brasileiro a ter uma uma de suas obras apresentadas no Teatro Alla Scala, em Milão. Seu nome foi escrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria em 2017, foi também agraciado com a honorífica Imperial Ordem da Rosa, além de ser o patrono número 15 da Academia Brasileira de Música.

Eternamente reconhecido por compor a peça O Guarani, também escreveu outras óperas, como A Noite do Castelo, Joana de Flandres, Lo Schiavo e o Condor, arrancando elogios inclusive do grande e já renomado Giuseppe Verdi. Além de óperas, compôs outros estilos dentro das músicas clássicas, como Quem Sabe? e o Hino Acadêmico, cantado até hoje na Faculdade de Direito de São Paulo, da USP.

O mês de Setembro foi escolhido por se tratar do mês da morte do compositor, que faleceu em Belém do Pará no dia 16 de Setembro de 1896, aos 60 anos.

Uma das preocupações da organização do evento é em tornar a música de Antônio Carlos Gomes acessível para as novas gerações, por isso, serão realizados eventos em que seja possível demonstrar como os estilos musicais atuais conseguem conversar com a música do renomado artista brasileiro.

O destaque do mês se da no Gala Ópera Viva, montado pelos alunos e professores do conservatório que recebe o nome do compositor. O evento acontecerá no Teatro Castro Mendes, com o custo de R$ 40,00 a entrada e R$ 20,00 a meia entrada. O evento ainda irá contar com palestras, recitais de poesia, performances, lançamentos de livros, filmes, e inúmeros outros componentes artísticos.