HAMBURGUER_1
SHARE
COMANDO DE GREVE

COTV

Greve dos petroleiros: entrevista com ocupantes da sede da Petrobras

Mais de 8 mil petroleiros em 20 bases operacionais de 11 estados estão paralisados

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Manifestação hoje no prédio da Petrobras no RJ. Foto: FUP/Twitter –

Publicidade

Da redação – A Causa Operária TV acaba de exibir um programa especial de acompanhamento da greve dos petroleiros, que ocorre desde sábado (01) e já atinge 20 bases operacionais da Petrobras em 11 estados do País.

O programa entrevistou os diretores da Federação Única dos Petroleiros (FUP) que ocupam o prédio da Petrobras no Rio de Janeiro desde a noite de sexta-feira, a fim de garantir que a empresa respeite o acordo coletivo.

A greve se iniciou no sábado por tempo indeterminado devido ao fechamento e demissão de mais de mil trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (FAFEN-PR), anunciada na metade de janeiro. No dia 21, a unidade foi ocupada pelos petroleiros que lá trabalham, para garantir a manutenção de seus empregos.

Desde então, diversas assembleias a nível nacional têm sido realizadas para aprovar a paralisação em solidariedade aos petroleiros da FAFEN-PR e contra as demissões e privatização da Petrobras pelo governo ilegítimo do fascista Jair Bolsonaro, que ataca os trabalhadores brutalmente para entregar de mão beijada a companhia nacional aos grandes monopólios petrolíferos imperialistas.

Mais de 8 mil petroleiros já cruzaram os braços e hoje há manifestações desde cedo em várias cidades do País. Também há muita repressão. Os dirigentes da FUP sofreram o corte de água e energia por parte da Petrobras no prédio da empresa – ainda no final de semana, a Justiça do Trabalho mandou restabelecer o fornecimento. Ainda no Rio de Janeiro, a Refinaria Duque de Caxias amanheceu cercada por mais de 120 PMs para a repressão dos grevistas, enquanto que, em Betim (MG), 37 petroleiros da Regap foram mantidos em cativeiro desde a noite de sexta-feira até a manhã de hoje para que não participassem da greve.

Assista ao programa e à entrevista, e acompanhe o desdobramento da greve no Resumo do Dia, que vai ao ar às 20h30 na Causa Operária TV:

Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

Trótski: vida e obra | Curso completo (35ª Universidade de Férias do PCO)

658 Visualizações 11 horas Atrás

Watch Now

Send this to a friend