Governo venezuelano oferece 20 mil bolsas de estudo a estudantes da Colômbia

Estudiantes-1320x900

Caracas, AVN (Agência Venezuelana de Notícias):

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu nesta quarta-feira 20 mil bolsas de estudo para estudantes da Colômbia que queiram estudar no sistema universitário venezuelano.

“Pensemos em um sistema de bolsas somente para a juventude colombiana. Na Colômbia as universidades estão paradas por falta de orçamento. Não há orçamento para a educação, o neoliberalismo tira, a oligarquia e os estudantes universitários têm como 41 dias sem ter aulas por greve”, afirmou no Palácio de Miraflores.

“Eu ofereço publicamente 20 mil bolsas universitárias para a juventude colombiana que queira vir estudar na Venezuela. Que venham estudar medicina, engenharia”, disse durante a comemoração pelo dia do estudante universitário.

O mandatário nacional destacou que na Venezuela há uma porcentagem de 90% de escolaridade, enquanto na Colômbia somente oito de cada cem colombianos vão à universidade.

Maduro afirmou que na Venezuela existem 2.859.520 estudantes universitários, dos quais 513.527 são de novos alunos, sendo  413.228 deles através do Sistema Nacional de Ingresso.

Também explicou que pela Missão Sucre entraram na universidade 56 mil estudantes e 44.299 na Universidade Experimental das Ciências da Saúde.

O presidente venezuelano defendeu ainda a consolidação do sistema de proteção para os estudantes.