Menu da Rede

Entreguismo golpista

Governo vende campos de Albacora e segue liquidação da Petrobras

Os golpistas estão destruindo completamente a empresa pelo menos desde 2010

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Petrobras – Foto: Twitter/Reprodução

Publicidade

A liquidação da maior estatal brasileira está num estágio cada vez mais avançado. A Petrobras informou nesta sexta-feira (25) a venda da totalidade de suas participações para explorar os campos petrolíferos de Albacora e Albacora Leste, ambas localizadas em águas profundas na Bacia de Campos.

Os golpistas estão destruindo completamente a empresa pelo menos desde 2010. Não se pode esquecer que um projeto de José Serra (PSDB) na época já prometia entregar também o Pré-Sal para as petrolíferas estrangeiras. O Senador tucano já havia se posicionado também contra o PL 12.267/2010, feito por Lula, que aumentou a participação do capital votante da União na Petrobras.

Pela lei anterior, de 2010, a Petrobras atuava como operadora única dos campos do Pré-Sal, com uma participação de pelo menos 30%. Além de ser a empresa responsável pela condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção.

De acordo com a nova Lei 13.365/2016, que revogou a obrigatoriedade da participação da Petrobras na exploração do petróleo da camada Pré-Sal, caberá ao Conselho Nacional de Política Energética oferecer à Petrobras a exploração mínima de 30% em cada campo, e a empresa se manifestará se aceita ou não a “responsabilidade”.

O campo de Albacora, no qual a Petrobras detém 100% de participação, está localizado a uma distância de cerca de 110 km do Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro e possui uma área de 455 Km² estando situado ao norte da Bacia de Campos, numa profundidade que varia de 100 a 1.050 metros.

Somente no mês de agosto de 2020, o campo de Albacora produziu 38,7 mil barris de óleo por dia e 716 mil m3/dia de gás.

O campo de Albacora Leste localiza-se a cerca de 120 km do Cabo de São Tomé e possui uma área de 511,56 Km², numa profundidade que varia de 1.000 a 2.150 metros.

Também em agosto a Albacora Leste produziu 33,3 mil barris de óleo por dia e 707 mil m3/dia de gás. A Petrobras opera do campo petrolífero com 90% de participação, sendo os 10% restantes pertencentes à Repsol Sinopec Brasil.

Trata-se, portanto, de mais uma manobra do Golpe de Estado de 2016 que visa acabar com a soberania nacional brasileira e entregar todas as forças produtivas do país para o capital internacional.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

"Não vai ter Copa América" é campanha da Globo - Não Compre Jornais, Minta Você Mesmo (Reprise)

62 Visualizações 39 minutos Atrás

Watch Now

Send this to a friend