Entreguismo pelo desmatamento
É preciso denunciar a farsa bolsonarista de verdadeira preocupação com o problema ambiental. Nem os bolsonaristas, nem os golpistas protegerão o Brasil!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
desmatamento
Desmatamento Ilegal | Foto: A. Duarte

O INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, foi durante anos o órgão público responsável pela pesquisa sobre o desmatamento no território brasileiro por meio do mapeamento em alta resolução e emissão de alertas de desmatamento. Atualmente, esse serviço essencial à preservação e tomada de decisão para as políticas de combate ao desmatamento é feito pela Santiago & Cintra Consultoria, a empresa representante da Planet no Brasil.

Com contrato no valor de 49,7 milhões com o Ministério da Defesa brasileiro, a Santiago & Cintra Consultoria é como a empresa norte-americana Planet opera no Brasil. A substituição do INPE pelos serviços da empresa imperialista foi justificada no ano passado pelo atual Ministro do Meio Ambiente ao dizer que o serviço contém imprecisões, porém, essas nunca foram constatadas. De fato, uma pesquisa foi feita para comparar os dois serviços.

Na pesquisa que comparou a detecção de áreas desmatadas no ano de 2018 nos territórios do Pará mostrou que a detecção da empresa americana é três vezes menos eficiente em comparação com o serviço prestado anteriormente, Além disso a pesquisa avaliou o eixo de eficiência-custo, nesse sentido a diferença foi ainda mais gritante. O INPE é aproximadamente 30 vezes mais barato na prestação do que a parafernália ianque.

O serviço da Planet no governo brasileiro começou ao longo desse ano de 2020. Depois de tantos elogios ao Estados Unidos e depreciação aos institutos e órgãos públicos brasileiros, mais uma vez mostrou-se que a substituição do serviço nacional pelo estrangeiro imperialista é uma mera questão de despejo de dinheiro nos cofres dos capitalistas. E contando ainda com a possibilidade adicional de encobrir a política de desmatamento que acompanha a política pró-imperialista de entrega dos recursos naturais brasileiros. É um verdadeiro milagre para a politica furtiva dos imperialistas.

Retirar os técnicos de pesquisa espacial brasileiros do problema é um passo para a intervenção imperialista na economia e no território brasileiro. Em geral, é preciso entender o que é exposto, todos os países imperialistas tem interesse nos recursos dos países atrasados pois, eles não só vivem da exploração internacional do povo pobre, mas também da exploração total dos seus territórios e de todos os outros.

É preciso denunciar a farsa bolsonarista de verdadeira preocupação com o problema ambiental. Pois, é claro o apoio ao desmatamento e exploração dos recursos pelas grandes empresas imperialistas sem proveito algum ao povo e a sociedade em geral. A solução para o problema do Meio Ambiente passa inevitavelmente por derrubar o governo fascista e entreguista de Bolsonaro! Derrubar os direitistas que apoiaram o golpe! Fora Bolsonaro e todos os golpistas! Por Lula candidato!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas