Brasil à Venda!
Governo decide vender trechos de uma das principais ferrovias do país.

Por: Redação do Diário Causa Operária

O governo golpista de Jair Bolsonaro continua com sua política econômica neoliberal e, desta vez, leiloa um trecho de uma das ferrovias mais importantes da Bahia. Conhecido como Fiol 1, o trecho de mais de 500 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste/Leste liga as cidades de Ilhéus e Caetité na Bahia.

Segundo matéria publicada pelo portal OUL, o vencedor do leilão ficará responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho, em uma concessão que vai durar por 35 anos, totalizando R$ 3,3 bilhões de investimentos. Desse total, R$ 1,6 bilhão serão utilizados para a conclusão das obras, que estão com 80% concluídas. Nas contas do governo federal, a concessão da Fiol vai permitir a criação de 55 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão.

A justificativa apresentada pelo Governo é a de que a venda “destravará” o projeto, o que eles consideram essencial para transformar a logística no estado. Como se não fosse suficiente, o governo também pretende projetar a concessão de outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), com obras já em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que espera licença de instalação por parte do Ibama.

Send this to a friend