Privatização
Esse diário vem sistematicamente denunciando a política do governo ilegítimo Bolsonaro da venda dos dos ativos da Petrobras e da política de sucateamento da empresa
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
BASE PETROLIFERA DE URUCU   FOTO RICARDO OLIVEIRA
Polo Urucu | Foto: Ricardo Oliveira

No último dia 26 a direção golpista da Petrobras iniciou um processo de venda de de campos terrestre na Bacia de Solimões, no Amazonas. São ativos que engloba os campos de Arara Azul, Araracanga, Leme do Urucu, Rio Urucu, Sudoeste Urucu, Cupiuba e Carapanaúbas, além de infraestruturas de apoio operacional.

“Além das concessões e suas instalações de produção, estão incluídos na transação as facilidades de processamento e armazenamento da produção de petróleo e gás natural do Polo Arara, com destaque para quatro Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs) e estações de tratamento e compressão, tanques de petróleo e esferas de GLP. Por estar localizado em área remota, também estão incluídos um aeroporto, centro médico e demais instalações que viabilizam a operação em tais condições, além das facilidades de suporte logístico à produção, tais como o Porto Encontro das Águas, localizado em Manaus, e as Bases de Apoio Logístico Evandro 1 e 2, localizadas no município de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus). Será oferecido contrato de transporte dutoviário, armazenagem, movimentação, carga e descarga de embarcações de petróleo e GLP em condições que serão informadas durante o processo.” (D24am Economia 27/06/2020)

Esse Diário vem sistematicamente denunciando a política do governo ilegítimo Bolsonaro da venda dos dos ativos da Petrobras e da política de sucateamento da mesma com o objetivo de privatizar, esse que é o maior patrimônio do povo brasileiro e entregar para meia dúzia de banqueiros e capitalistas nacionais e internacionais, a preço de banana, um precioso bem nacional.

Já nesse mês de junho a direção da Petrobras iniciou o processo de venda de um conjunto de concessões do Polo Alagoas, situado nos municípios de Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Marechal Deodoro, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos e Satuba. No último dia 25 houve as ofertas para a vida da refinaria Landulpho Alves localizada na Bahia, a segunda maior refinaria do país. No mês de maio a Petrobras divulgou a venda de quatro usinas termelétricas no Polo de Camaçari. As tais vendas se somam a entrega da BR Distribuidora e da TAG, etc.

Além disso há, por parte da direta golpista, uma política deliberada de sucateamento da empresa como forma de acelerar a sua privatização completa, como podemos presenciar em relação ao incêndio criminoso, de grandes proporções em uma das unidades de destilação na refinaria Duque de Caxias (Redução), prejudicando a capacidade de processamento pela metade de petróleo.

Recentemente a direção da Petrobras realizou a venda, através de leilão, de várias plataformas ancoradas na Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, classificadas como “sucatas”.

De fato, com o anuncio da venda de mais essas subsidiárias da Petrobras significa mais um passo na preparação para a venda completa da empresa. A direita golpista está se utilizando da crise da pandemia do coronavírus para desferir um maior ataque a classe trabalhadora e ao povo brasileiro.

A única forma eficaz de luta neste momento para impedir os ataques e a entrega das estatais ao capital estrangeiro, ao imperialismo, é a intensificação das mobilizações e organizar uma greve geral das empresas estatais. A vitória dos trabalhadores somente poderá estar assegurada se houver uma radicalização da luta através das ocupações das empresas, como medida de força para impedir as privatizações das estatais e barrar a entrega do patrimônio do povo brasileiro pelo governo golpista, capacho dos banqueiros e capitalistas estrangeiros.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas