Siga o DCO nas redes sociais

Governo Bolsonaro: um governo escatológico e sem apoio, por Rui Costa Pimenta
Bolsonaro-Posse-BNDES-CEF-Paulo Guedes- Hamilton Mourao-BancoDoBrasil-07Jan2019
Governo Bolsonaro: um governo escatológico e sem apoio, por Rui Costa Pimenta
Bolsonaro-Posse-BNDES-CEF-Paulo Guedes- Hamilton Mourao-BancoDoBrasil-07Jan2019

Análise Política da Semana é uma programa que acontece todos os sábados , às 11:30hs, com a participação de Rui Costa Pimenta, analista político e Presidente do Partido da Causa Operária.

Neste programa em particular, Rui comenta acontecimentos que o levam a afirmar que ” O governo patina e as mobilizações começam”, tal como foi que o intitulou.

A seguir,  um trecho específico dessa análise quando Rui define o governo Bolsonaro como escatológico, senão vejamos abaixo conforme transcrição:

“(…) Vejam bem a seguinte situação, não é só o problema da previdência diretamente. Porque, toada vez que você for fazer uma coisa o resultado, que o governo vai fazer alguma o coisa, o resultado está vinculado diretamente à autoridade do governo. Um governo com muita autoridade , ele pode fazer uma coisa ruim que desagrada o pessoal. Mas ele tem autoridade, então ele consegue manter, ele perde um pouquinho de autoridade, fica chamuscado com aquela medida negativa, mas ele consegue resistir, consegue até se recuperar. Mas esse é um governo que não tem autoridade nenhuma ou que tem uma autoridade muito pequena. Uma coisa importante é o seguinte: uma parcela enorme da população vê o governo com verdadeiro horror, não é que ele se opõe. Não é?! O pessoal , por exemplo, se opõe a, sei lá, ao Fernando Henrique Cardoso. Quando entra o Temer no governo já entra numa etapa escatológica da política. O Temer já é visto com um certo ódio, e esse governo vai além do ódio para o pessoal ficar horrorizado, fala, como é possível que a gente tenha um governo como esse?! Não é?! É um governo que é atacado de uma maneira muito brutal por todos os setores oposicionistas, e porque ele, realmente, é um governo escatológico. O Bolsonaro defendeu abertamente a tortura, a ditadura, sei lá o que… Ele foi para o Chile agora, para a gente ter uma noção, porque no Brasil a coisa fica e muito distorcida pela própria imprensa golpista, não é?! Mas ele foi para o Chile e os deputados da oposição, que foram convidados para jantar com ele, falaram que nem conversam com alguém que defenda o governo Pinochet. Bolsonaro defende Pinochet,  Stroessner,ditadura militar brasileira, a tortura e tal. Uma boa parte do país fica horrorizada com o governo.

Leia Também  Desorientada, esquerda defende ação da PF

A gente viu o fracasso da tentativa de todo mundo se abraçar em torno do governo, não é?! Haddad deseja boa sorte, o Ciro Gomes foi lá e votou no Rodrigo Maia formando a base do governo e tal, pensando, que, como o brasileiro é um povo idiota na opinião deles, todo mundo passava o susto, não é, do Bolsonaro, todo mundo ia chegar e falou não, foi eleito o Bolsonaro, ele está aí e tal… E o que a gente viu foi exatamente o contrário. No carnaval a recusa de Bolsonaro foi generalizada, foi muito intenso, e, portanto, nós estamos com toda essa crise aí.

O governo que não tem autoridade, tem muito poucas condições de impor medidas duras à população. Tanto que a gente pode reparar, não é?! Qu a gente havia falado que o Bolsonaro estava fazendo uma campanha da reforma da previdência, aí o Cesar Maia, nos jornais, declarou o seguinte: o Bolsonaro quer que a gente faça a reforma, mas é assim, se der certo a vitória é dele, se der errado a derrota é nossa. Meio que dando a entender que, veja, nessas condições não vai ter, não vai acontecer. O Bolsonaro sabe que aprovar a Reforma da Previdência é um custo extraordinário para um governo que já não tem muita sustentação, ou que tem muito pouca sustentação.

Leia Também  MP 936, um roubo massivo que requer uma resposta radical nas ruas

Então nós estamos numa situação em que a falta de apoio de base social do governo prejudica toda a ação a ser levada a diante. Isso daí coloca o país e a situação política toda numa verdadeira encruzilhada, não é?! E o problema central é que o governo não conseguiu montar uma base de sustentação suficiente para levar a diante a política do golpe.”

Segue link do áudio do Rui:

 

 



0 Shares
Share via
Copy link