Retaliar para entregar
O fascismo está acabando com a riqueza nacional, aos pedaços tudo está se diluindo e sendo entregue ao imperialismo, sem reação alguma.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
petrobras_antesdepois_white-780x395 Foto FUP Federação Unica dos Petroleiros (1)
Evolução da privatização da Petrobras | Foto: FUP Federação Única dos Petroleiros

O site oficial da FUP – Federação Única dos Petroleiros anuncia a criação da frente formada por petroleiros e parlamentares em defesa da Petrobras (Petróleo Brasileiros S.A.) contra as privatizações de empresas do conglomerado durante a gestão Castelo Branco.

O presidente da frente denominada “Petrobras Fica”, senador Jean Paul Prates (PT/RN), criticou o acordo feito pela companhia com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Diz que é uma política de desmonte da empresa e será uma ameaça ao futuro do país. As entidades sindicais cobram investigação pelo Ministério Público Federal (MPF).

O acordo consiste na venda de oito refinarias, que correspondem a cerca de metade de suas refinarias, para que o CADE encerre uma investigação, que sequer teve início. Trata-se de um processo aberto pela Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) alegando práticas anti-competitivas, que ainda não foi concluído.

A frente criou o movimento #petrobrasfica, que além do acordo, denuncia também a política de fatiamento da empresa, vendendo várias de suas refinarias, empresas de fertilizantes e na saída da Petrobras da região norte e nordeste

A FUP denúncia que a diretoria está concluindo a entrega da refinaria Landulpho Alves na Bahia e arrendou as fábricas de fertilizantes da Bahia e de Sergipe. Colocou à venda as usinas de biodiesel junto com a subsidiária PBIO e leiloou a preço de bananas três plataformas da Bacia de Campos. E vai vender a Gaspetro com dez mil km de gasoduto.

As plataformas produzem por dia 25 barris ao preço de R$227, a receita fica em 5,7 milhões por dia. O preço negociado pelas três plataformas foi de R$ 7,5 milhões, ou seja, com dois dias de produção o comprador paga o investimento que fez. 

O site do Sindipetro informa que o consultor Adam Muspratt para o site Oil and Gas iQ, avalia cada plataforma entre 500 e 800 milhões, sem os custos de instalação.

Como vemos trata-se de vender o patrimônio nacional para o capital estrangeiro. Quando a operação lava-jato destruiu a Petrobras, num processo fraudulento, tinha justamente esse objetivo. Como foi também o resultado da operação mãos limpas na Itália, que resultou na venda da petroleira estatal italiana ao capital estrangeiro.

Como a população é intransigentemente contra a privatização da Petrobras, esse governo fascista do Bolsonaro, junto com o Guedes, O PSDB, PMDB, tem como missão entregar o patrimônio nacional ao capital estrangeiro imperialista. Só que fatiando a empresa, acha que o povo não vai notar.

Após o golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff, a Petrobras vem sendo vendida aos poucos, e já não resta quase nada. É só observar a foto da matéria para verificar o tamanho do estrago que já fizeram com a empresa.

Já não bastasse a destruição das maiores empreiteiras e frigoríficos nacionais, agora é a vez da Petrobrás, e outras tantas virão com certeza. Dois mil e vinte e dois está longe ainda. Tem muito tempo para reduzir a pó toda riqueza nacional. 

Depois disso, só vira o choro e o ranger de dentes. Ao menos que a esquerda acorde e resolva lutar, pois os trabalhadores já demonstraram inúmeras vezes que estão dispostos à luta. Agora só falta suas lideranças para direcionar a luta. Caso contrário terão que fazer tudo sozinhos.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas