Menu da Rede

Direita priva o povo de água

Golpistas intensificam racionamento de água em Curitiba

Governo da direita põe racionamento de água na cota do povo

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Sanepar – Foto: Ângelo Rigon

Publicidade

A falta de água para a população de Curitiba (PR), vem tomando dimensões alarmantes. A resposta dada pelo governo de Ratinho Jr. e determinados prefeitos, como de costume nos governos da direita, foi a de intensificar mais uma vez o racionamento sobre o consumo doméstico de água, ou seja responsabilizar o povo e cortar seu nível de consumo até onde tiver forças para tal.

Não fosse já essencial, em plena pandemia de Covid-19, a água vem a ser um material fundamental para manutenção das condições de higiene e portanto de prevenção da disseminação da doença num país já a deriva em termos de políticas públicas de saúde.

As medidas de intensificação foram anunciadas por Claudio Stabile, diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Julio Gonchorosky, diretor de Meio Ambiente da Companhia. Segundo eles, o racionamento pode vir a ocorrer até quatro vezes por semana nas casas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O sistema de racionamento já vem de longa data, com o começo em Março no caso de alguns bairros de Curitiba, que tem como prefeito Rafael Greca (DEM), justamente um dos primeiros meses onde a pandemia começou a ser anunciada no Brasil e se alastrar de forma expressiva. A medida depois foi intensificada e levada para mais 93 bairros de Curitiba e região no mês de Maio. O Conselho Popular do Boqueirão se pronunciou enviando uma carta à prefeitura de Curitiba demandando entre outras coisas que fosse normalizado o fornecimento de água na região.

Apesar da severa estiagem que assola Curitiba, o problema não é algo novo, mas algo recorrente na história da região, o problema é portanto plenamente passível de ser contornado e planejadas soluções. Culpar os fenômenos naturais não deve ser levada à sério pela população, e o governo deve ser pressionado para garantir o acesso à água.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

Cresce a revolta popular. Não aos truques da CPI e do "impeachment". Resumo do Dia Nº 766 - 21/6/21

709 Visualizações 105 minutos Atrás

Watch Now

Send this to a friend