Venezuela

Golpista Guaidó tenta dar novo golpe para tomar conta da Telesur

Autoproclamado presidente quer roubar a Telesur para transformá-la em uma CNN ou simplesmente destruí-la

Juan Guaidó, deputado de direita apoiado pelo imperialismo na Venezuela, autoproclamou-se presidente no começo do ano passado. A manobra não funcionou como esperado pela direita golpista, em mais uma tentativa fracassada de usurpar o poder. No entanto, Guaidó, com apoio de potências estrangeiras inimigas dos interesses do povo venezuelano, sequestrou bens do país, que foram colocados sob seu controle. No dia 5 de janeiro, Guaidó perdeu a presidência da Assembleia Nacional, e a farsa da presidência autoproclamada ficou ainda mais difícil de sustentar. Agora Guaidó está tentando autoproclamar-se dono da Telesur.

A Telesur é um canal de notícias transmitido para diversos países da América Latina, com uma perspectiva diferente do imperialismo, que denuncia a intervenção imperialista na região e mostra a luta dos povos latino-americanos contra essa dominação. Guaidó foi ao Twitter no domingo (12) anunciar que irá “reestruturar” a Telesur por meio de uma “comissão presidencial”, que promoveria o “resgate” do canal de TV.

Trata-se de mais uma ação golpista e de sabotagem do imperialismo. Como se não bastasse exportar o sinal da CNN para a América Latina, promovendo o golpismo em toda a região a serviço do imperialismo, o imperialismo quer transformar a Telesur em mais um canal para reproduzir sua propaganda. Ou simplesmente sucatear a Telesur até que deixe de existir.

Com ajuda do imperialismo, a direita venezuelana roubou diversos ativos do governo, aprofundando a crise criada pelas sanções econômicas, pela sabotagem da direita golpista e pela desestabilização deliberada do país. Agora vão tentar roubar a Telesur para evitar a difusão de qualquer fato que desmascare a farsa do imperialismo em sua campanha de mentiras contra o governo do presidente Nicolás Maduro.

Essa tentativa de sequestrar a Telesur para submetê-la à direita golpista deve ser repudiada e denunciada, como mais uma ação criminosa do imperialismo contra o povo da Venezuela. Enquanto Guaidó permanecer solto ele deverá continuar agindo de maneira criminosa para prejudicar seu próprio país em benefício dos interesses dos EUA na Venezuela. 

Gostou do artigo? Faça uma doação!