Siga o DCO nas redes sociais

Gafe: sem querer, Globo mostra ao vivo que “êxodo” de venezuelanos é uma farsa
Migración-de-venezolanos
Gafe: sem querer, Globo mostra ao vivo que “êxodo” de venezuelanos é uma farsa
Migración-de-venezolanos

Da redação – Em uma ligação ao vivo com a reportagem na fronteira entre Venezuela e Colômbia, a Rede Globo acabou se autodesmascarando.

Na edição de sexta-feira (22) do Jornal Nacional, o repórter Victor Ferreira entrou ao vivo da cidade de Cúcuta, na Colômbia. Atrás dele, poucos venezuelanos saíam da cidade de Ureña, no estado de Táchira, na Venezuela, atravessando a ponte para chegar na Colômbia. No entanto, um número inúmeras vezes maior de colombianos cruzavam a fronteira para ir para a Venezuela.

Nos últimos anos, a imprensa golpista e imperialista tem distorcido a realidade da emigração venezuelana, muitas vezes utilizando inclusive fotos montadas e manipuladas para dizer que aglomerações de venezuelanos “fogem” do país para ir para a Colômbia, por exemplo.

Além disso, nunca explicaram que a emigração venezuelana (que não é tão grande como tentam propagar) é causada pelo boicote na distribuição de produtos básicos por parte da burguesia local e pelo bloqueio econômico imposto pelos bancos imperialistas ao país. Mais de 30 bilhões de dólares da Venezuela foram bloqueados por esses bancos, por exemplo.

Também, muitos dos venezuelanos que saem do país fazem isso porque são perseguidos pela extrema-direita, que utiliza todos os métodos de violência, atentados, sabotagens, assassinatos, para tentar desestabilizar o país e esmagar o movimento popular organizado.