Siga o DCO nas redes sociais

Fuvest
Fuvest: 129 mil para poucas vagas; pelo fim do vestibular!
Acesso a educação pública deve ser para todos
fuvest2018-6
Fuvest
Fuvest: 129 mil para poucas vagas; pelo fim do vestibular!
Acesso a educação pública deve ser para todos
Candidatos realizam vestibular da Fuvest — Foto: Celso Tavares/G1
fuvest2018-6
Candidatos realizam vestibular da Fuvest — Foto: Celso Tavares/G1

No dia 24 de novembro, hoje, acontecerá um dos vestibulares mais concorridos do país, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

Com cerca de 1% a mais de inscritos do que em 2018, a Fuvest terá 129 mil candidatos para 11.147 vagas na Universidade de São Paulo (USP). Em medicina, o curso mais concorrido da Fuvest, são cerca de 129 pessoas concorrendo por cada vaga.

A prova é aplicada em duas fases, sendo cada uma com 90 questões. Isso, somado a gigantesca concorrência que rodeia os principais cursos da então considerada uma das melhores universidades do país, demonstra o absurdo do exame vestibular.

É uma prova que cautelosamente seleciona para os melhores cursos aqueles que tiveram tempo e oportunidade de se prepararem, excluindo boa parte da população da oportunidade de conseguir garantir um ensino de qualidade.

É por isso que o PCO defende o fim do vestibular. O ensino público, por definição, deve ser amplo e irrestrito, dando a oportunidade para todos que quiserem de entrar em curso superior de qualidade. A prova só dificulta o alcance do povo, principalmente da classe trabalhadora, a uma educação pública e de qualidade.

Os estudantes e os trabalhadores precisam se unir para fortalecer a luta pelos direitos do povo, para acabar com o fascismo e conquistar a emancipação da classe trabalhadora. É preciso derrubar o governo Bolsonaro e convocar mobilizações contra a direita e em solidariedade aos povos latino-americanos e à classe trabalhadora mundial que sofre na mão dos grandes capitalistas.

Clique aqui e assista o último programa do coletivo de jovens do PCO, a Aliança da Juventude Revolucionária!