Pandemia
Governo de Emmanuel Macron decreta toque de recolher noturno para a população
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
paris-covid
Parisienses sob toque de recolher, poderão se aglomerar para produzir riquezas aos capitalistas | Foto: Gonzalo Fuentes - Reuters

Nesta quarta-feira (14) o governo da França anunciou o toque de recolher na capital Paris e de mais oito cidades que incluem Toulouse, Lille  e Lyon. Cidadãos não poderão circular nas ruas entre as 21h e 6h, a medida começa a valer a partir do próximo sábado. Quem contrariar a imposição governamental terá que pagar multa de €135 (cerca de R$888).

Macron disse que não haverá uma “proibição” de sair de casa, mas uma “limitação”. Segundo ele, os cidadãos poderão sair em casos essenciais como para trabalhar e, inclusive, usar o transporte público.

Nas últimas 24 horas foram registrados 22.591 novos casos do novo coronavírus na França. Foram 100 mortos nesse período. O presidente da França disse, ainda, que 32% dos leitos de UTI do país estão ocupados com pacientes de Covid-19.

Em outros países da Europa como Espanha, Portugal e Reino Unido, a chamada “segunda onda” da Covid-19 está atingindo novamente a população e os governos, que forçaram a roda da economia a girar sem estarem preparados para atender a população doente, tendem a adotar medidas fascistas como esta da França.

Não é peculiaridade do Brasil o fato de que os setores da economia voltaram a funcionar sem um controle real da doença, sem uma noção exata de quais setores corriam mais risco de contrair a doença que outros. Ou de testes periódicos que permitissem o rápido isolamento dos infectados. Enfim, medidas efetivas nunca foram tomadas porque custam dinheiro dos capitalistas. Mas a volta ao trabalho e às aulas (que também fazem a economia capitalista girar) são as teclas que mais são batidas no piano do sistema político burguês falido.

Aqui no Brasil, ninguém sabe como, a pandemia desacelerou como se alguma vacina misteriosa tivesse adentrado ao país sem que ninguém percebesse e grande parte da população houvesse sido vacinada sem que ninguém visse. O que se vê no PIG (Partido da Imprensa Golpista – ou Grande Mídia) é que os números de novos casos são cada vez menores enquanto que os teste continuam sem ser feitos e as pessoas estão cada vez mais expostas ao vírus.

A medida de toque de recolher adotada na França é uma ação fascista que demonstra a total falta de controle dos governos sobre o vírus. Demonstra também o total descuidado para com a população ao tempo em que admite ao povo que a única saída é impor uma medida inócua para fingir que fez alguma coisa. Todos sabem que tal medida não irá impedir que o vírus se propague, ainda mais que os trabalhadores continuarão circulando. É simplesmente uma medida autoritária e demagógica.

Os países imperialistas não conseguem agir com a racionalidade necessária contra a doença porquê não querem gastar o dinheiro necessário para controlá-la. Porque isso significaria reduzir seus lucros diante da exploração da classe trabalhadora. Para mostrarem que estão trabalhando adotam a repressão e ameaçam a população com medidas inúteis que servem apenas para encobrir seus reais objetivos.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas