Fortaleza, virtual campeão da Série B, deixa escapar oportunidade para comemorar o título

FOR

O novo integrante da família Série A do Brasileirão, o Fortaleza, também conhecido como “Leão Cearense”, desperdiçou a chance de comemorar junto à sua numerosa e fiel torcida o título inédito de campeão da Série B. Nenhum time nordestino nunca levantou a taça de campeão da segunda divisão do campeonato brasileiro. Mas o Fortaleza está muito próximo de ser o primeiro time da região Nordeste a realizar a proeza.

O time cearense enfrentou um dos candidatos a figurar na Série A em 2019, o CSA, de Alagoas, diante de mais de 47 mil torcedores, mas não conseguiu ir além de um empate contra o time azul alagoano. A expectativa era grande em torno a possibilidade de conquista do título, o que aconteceria em caso de vitória do Fortaleza. A torcida tricolor compareceu em massa para prestigiar o time e comemorar o título. No entanto, os donos da casa tinham, como adversário, um time que vem realizando uma excelente campanha na segunda divisão, mantendo uma das campanhas mais regulares durante o certame, onde figura em segundo lugar, com 58 pontos na tabela, sendo um dos quatro candidatos a subirem para a divisão de elite do futebol nacional.

Restam agora três partidas para o término do campeonato e o Fortaleza necessita tão somente de 1 (uma) vitória para sagrar-se campeão e garantir o primeiro título da segundona para um time nordestino. A partida terminou com o placar em 1 x 1, mas poderia ter sido diferente, pois a arbitragem anulou um gol legítimo dos donos da casa, além de não ter marcado um pênalti também favorável ao Fortaleza. A atuação do árbitro irritou o técnico Rogério Ceni, que criticou a arbitragem. O Fortaleza, no entanto, enfrentou um time muito bom, que esteve entre os quatro primeiros colocados por várias rodadas, mantendo uma das campanhas mais regulares. O CSA tem um dos melhores elencos da segunda divisão e certamente deve confirmar o acesso à Série A.

Figueirense e Guarani também ficam no empate

Na outra partida da noite de terça-feira, confrontaram-se na capital catarinense Figueirense x Guarani, que não conseguiram abrir o placar e finalizaram a partida em 0 x 0. O Guarani está entre os oito times que mantém chances matemáticas de chegar à primeira divisão, ocupando neste momento a nona posição, com 50 pontos. A tarefa, contudo, não é das mais fáceis para o time de Campinas, pois necessita agora vencer os três próximos compromissos para ainda sonhar com a vaga na primeirona. Por sua vez, o Figueirense luta apenas para não cair. O alvinegro de Florianópolis está posicionado no pelotão intermediário da tabela, ostentando a décima primeira posição, com 46 pontos e não está diretamente ameaçado pelo fantasma do rebaixamento. A Série B desta temporada vem se mostrando uma das mais competitivas e disputadas dos últimos anos e certamente a luta, tanto no topo quanto na ponta de baixo da tabela, será marcada por um ferrenha disputa ponto a aponto até a última rodada.