Fora Macron! Presidente francês tem o menor índice de popularidade de seu mandato

imgpsh_fullsize

Da redação – Pesquisa do instituto Ipsos encomendada pelo veículo de imprensa francês Le Point mostra que o presidente da França, Emmanuel Macron, alcançou o pior nível de popularidade desde que chegou ao governo, em maio de 2017.

De acordo com o estudo, somente 20% dos entrevistados apoia o presidente direitista e neoliberal.

O número, que já é baixo, entretanto, parece estar muito acima da realidade. Como um instituto da burguesia, o Ipsos tenta ainda elevar a popularidade de Macron, um dos principais dirigentes políticos do imperialismo na presidência de um país atualmente.

Macron quase não tem mais apoio na França. Com a onda de mobilizações iniciadas pelos “coletes amarelos” há mais de um mês, seu regime está em crescente esfacelamento, e o povo já não admite mais Macron na presidência. O “Macron démission” é o lema das manifestações, que agora contam com grande participação estudantil e operária, e não representa somente o repúdio ao presidente, mas também a todo o regime político.

A política neoliberal é abertamente rechaçada pelo povo francês, assim como é odiada pelos povos do mundo inteiro. A crise política que se abriu com as mobilizações populares na França é uma das maiores amostras disso.