Cerco à imprensa progressista
Conhecido por combater o PiG (Partido da imprensa Golpista), o Conversa Afiada, sitio de notícias idealizado e construído pelo jornalista Paulo Henrique Amorim anuncia seu fim
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
f1305654-f13c-4080-ab9f-65bad95399da
Paulo Henrique Amorim "O PHA", idealizador e fundador do jornal Conversa Afiada | Foto: Reprodução

Conhecido por combater o PiG (Partido da imprensa Golpista) e os golpistas, o Conversa Afiada, sitio de notícias progressista idealizado e construído pelo jornalista Paulo Henrique Amorim “o PHA”, encerrou suas atividades na última sexta-feira, 31 de julho. O sítio continuará no ar, mas já não haverá o acompanhamento e nem atualizações das notícias do dia a dia.

Não foram poucas as batalhas judiciais travadas para mantê-lo em funcionamento. Em mais de uma década de existência, travou-se uma guerra contra o aparelho burocrático e reacionário do Estado brasileiro, com centenas de ações judiciais para legitimar o direito à chamada liberdade de expressão. Seu mentor, PHA, chegara a protocolar na Corte Interamericana de Direitos Humanos, petição em que acusava o Estado brasileiro de manter uma sistemática distorção acerca da liberdade de expressão, o que permitia, na prática, uma ampla censura e perseguição.

Segundo PHA, “essa petição tira a discussão da zona de conforto dos poderosos brasileiros. Ou seja, do Direito apenas. Do ‘juridiquês’, porque é nesse território e com essa linguagem dissimuladora que eles, os poderosos, se beneficiam da estrutura sistemicamente restritiva, censora. O debate passa a se travar no campo da Liberdade!”.

Esse acontecimento não pode ser encarado de maneira isolada. Na mesma semana, o Nocaute, Blog do escritor e jornalista Fernando Morais, também foi fechado. Esse fato, portanto, revela que há uma intensa repressão contra qualquer mídia progressista desde o golpe. Esse cerco, por sua vez, é realizado de diversas formas, sendo uma delas a retirada de qualquer tipo de verba estatal, concentrando todo o recurso nos monopólios golpistas – isto é, no cartel golpista que não admite a menor concorrência. Para os céticos e os incautos, haja vista o recente ataque fascista que o DCO sofreu recentemente, não há dúvidas que, nesse momento, todos os meios de comunicação que se coloquem no campo progressista e independente estão na mira do governo golpista. A imprensa progressista é fundamental para combater a perfídia e os ataques da imprensa golpista contra a classe trabalhadora e a população de conjunto, além de atuar no esclarecimento e na elevação do nível de consciência. Nesse sentido – deve ser defendida por todos que se dizem de esquerda.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas