Filme mais importante de Kubrik “2001 – uma odisséia no espaço” completa 50 anos

download (5)

Na ultima segunda-feira (2), fez exatamente 50 anos que “2001: Uma odisseia no espaço”, de Stanley Kubrick (1928-1999), foi exibido pela primeira vez. O clássico da ficção científica é considerado um dos maiores filmes de todos os tempos e teve grande impacto cultural e social.

O filme, que começou dividindo opiniões e críticas (como a maioria das produções de Kubrick em seu lançamento), acabou ganhando um status cult e, por fim, tornou-se a maior bilheteria de 1968 nos Estados Unidos.

Atualmente, é considerado o maior feito do diretor, tendo ficado em sexto lugar na lista dos 10 maiores filmes da história pela renomada revista Sight and Sound, do British Film Institute, e em vigésimo na lista feita pelos diretores, atrás apenas de Tokyo Story, de Yasujiro Ozu. Além disso, o longa é tido como o maior filme de ficção científica, influenciando posteriormente diretores como Steven Spielberg, George Lucas e Ridley Scott. O último, que dirigiu clássicos do sci-fi como Alien e Blade Runner,

Sobre o diretor Stanley Kubrick, Seu primeiro longa foi “Fear and Desire” de 1953, porém foi “Paths of Glory” (1957) que o fez ser reconhecido em Hollywood. Mas, logo depois de se mudar para Inglaterra Kubrick lança “Lolita” (1962), sucesso incontestável embora acusado de imoral e fortemente censurado, baseado na obra de Vladimir Nabokov. “Laranja Mecânica” de 1971. O filme que rivalizou com “Lolita” pela perseguição da censura foi baseado no ensaio homônimo de Antony Burgess sobre crime e castigo e, mesmo sendo extremamente violento foi indicado para vários Oscar’s e alcançou enorme sucesso de público.

Seu maior sucesso, no entanto, foi, com certeza, “2001 – Uma Odisséia no Espaço” de 1968, baseado na obra “A Sentinela” de Artur Clarke . “2001” marcou o começo de uma era na ficção científica no cinema. Cheio de efeitos especiais inovadores e uma história de tirar o fôlego que influenciou diversos outros trabalhos em quase meio século, “2001” é considerado por muitos o seu melhor filme e, com certeza, o de maior sucesso.