Pré-Panorama Coisa de Cinema
O festival trará vários filmes brasileiros e franceses com conteúdo político e cultural de muita relevância
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Z
Cena do filme "Z" de Constantin Costa-Gavras | Foto: "Z"

Na cidade Salvador entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, será realizado o Pré-Panorama Internacional Coisa de Cinema, um projeto de festival onde serão exibidos filmes brasileiros recentes e filmes clássicos franceses.

O evento irá ocorrer no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador e contará com vários filmes de conteúdo político como o filme Z, de Constantin Costa-Gavras, e com uma palestra online do crítico de cinema Adolfo Gomes, no dia 1º de dezembro, às 19h, em homenagem aos 100 anos de nascimento do professor, crítico e cineasta Éric Rohmer.

O valor dos ingressos será de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).

Confira a programação:

28/11/2020 – Sábado

  • 17h- Z

O filme de Constantin Costa-Gavras é baseado caso real do assassinato de um político Socialista chamado Grigório Lambrakis, que foi ocultado e retratado como um acidente automobilístico pelas forças de repressão da polícia e o exército grego, no início da decada de 60.

  • 20h- Mulher Oceano

“Mulher Oceano” de Djin Sganzerla Retrata duas histórias paralelas, a primeira conta sobre uma escritora e mulher de um diplomata que acaba de se mudar para Tóquio, e enfrenta um bloqueio criativo, a segunda sobre uma funcionária de um banco de investimentos e praticante travessia oceânica que está se preparando para atravessar 35km do Leme até o Pontal da Barra

29/11/2020 – Domingo

  • 17h- A Confissão (L’aveu)

“A Confissão” de Constantin Costa-Gavras conta as memórias do comunista Arthur London, vice-ministro das Relações Exteriores da Tchecoslováquia que foi sequestrado e torturado para confessar que teria traído seu Partido.

  • 20h- O Dinheiro (L’Argent)

O filme de de Robert Bresson se passa na frança contando a história de um entregador que perde seu emprego por ter entregado uma nota falsa que recebeu. Para poder sustentar sua família, ele serve de motorista em um carro de assaltantes e acaba sendo preso por 3 anos.

30/11/2020 – Segunda-feira

  • 17h- Crime no Carro Dormitório (Compartiment Tueurs), de Constantin Costa-Gavras

O cadáver fresco de uma mulher é encontrado em um vagão de trem assim que ele chega em Paris, levando um policial a reter os viajantes dentro do veículo até a resolução do crime.

  • 20h- Filho de Boi, de Haroldo Borges e Ernesto Molinero

O filme conta a história de João, um garoto de 13 anos que tem uma relação complexa com seu o pai e que sonha em deixar a pequena cidade onde vive, no sertão da Bahia. Quando o circo chega ao povoado, João faz amizade com um palhaço, que o encoraja a enfrentar seus medos.

01/12/2020 – Terça-feira

  • 17h- Tropa de Choque: Um Homem a Mais (Un homme de trop), de Constantin Cos ta-Gavras

O filme de de Constantin Costa-Gavras conta a história de um grupo de soldados franceses que, durante a segunda guerra mundial, são resgatados por um grupo de semelhantes fugidos de uma prisão nazista.  Contudo, um guerreiro sem patente e chamado de pacifista é encontrado com os outros e é convidado a seguir com o grupo.

  • 19h00- Palestra: Éric Rohmer, a poética da fidelidade
  • 20h- Filho de Boi, de Haroldo Borges e Ernesto Molinero

02/12/2020 – Quarta-feira

  • 17h- Lancelot du Lac

O filme escrito e dirigido por Robert Bresson é baseado nas lendas arturianas e retrata a relação amorosa entre Lancelote e Guinevere e o fim dos Cavaleiros da Távola Redonda

  • 20h- Até o Fim

Dirigido e roteirizado por Ary Rosa e Glenda Nicácio relata a história de Geralda que trabalha em um bar no Recôncavo baiano, e que certo dia foi informada que seu pai está internado no hospital em estado terminal, o caso à faz voltar a se relacionar com suas irmãs que Geralda não via desde a morte da mãe, 15 anos antes.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas