HAMBURGUER CE1920
SHARE

Faça sua inscrição

Faltam 10 dias para o início do maior curso sobre o stalinismo

Sob uma visão marxista, a 46ª Universidade de Férias do PCO, irá detalhar a política internacional durante pelo menos 100 anos da história da humanidade

Tempo de Leitura: 4 Minutos

“O que foi o stalinismo: uma análise marxista” – Foto: Reprodução

Publicidade

Daqui a 10 dias irá iniciar o maior e mais completo curso sobre o stalinismo jamais visto no Brasil. Nesse curso o companheiro Rui Costa Pimenta presidente do PCO com uma vasta experiência política enquanto dirigente de um partido revolucionário, além de uma extensa base teórica marxista, vai ministrar as aulas que serão as terças e quintas-feiras no período noturno durante os meses de janeiro e fevereiro. Serão ao todo 16 aulas com explanações longas e completas totalizando mais de 40 horas de estudos.

Com o titulo “O que foi o stalinismo: uma análise marxista” a atividade faz parte de uma tradição de 20 anos que é a Universidade de Férias do Partido da Causa Operária em sua 46ª edição, em conjunto com a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) e a Fundação João Jorge Costa Pimenta. O curso irá abordar todo o período do século XX, passando pela militância do Stalin, a revolução russa, o golpe contra Trótski, o socialismo num só pais, as frentes populares, o terceiro período, o social-fascismo, a aliança com Hitler, a segunda guerra, o pacto com o imperialismo e muito mais.

Por conta da pandemia esta edição da universidade marxista será totalmente online, para se inscrever os companheiros devem se dirigir a plataforma universidademarxista.pco.org.br preencher os campos solicitados e fazer o pagamento no valor simbólico de R$ 100. Dentro da plataforma, além do curso futuramente, os inscritos irão encontrar uma série de textos e artigos, muitos inéditos em português, verbetes enciclopédicos, imagens, filmes e tudo produzidos pelos próprios militantes responsáveis pela organização do curso, para maior aprofundamento do tema.

É importante ressaltar que a escolha do tema – stalinismo – para o curso que se inicia no dia 5 de janeiro de 2021, não é a toa. No presente momento politico que passa nosso país a figura de Stálin está sendo revivida como uma lenda, o “Pai dos Povos” e aquele que teria derrotado o nazismo, sobretudo na internet e por figuras que se apresentam como revolucionários e ao mesmo tempo defendem a política de frente ampla, promovida por praticamente toda a esquerda na atualidade.

Para compreender esse fenômeno mitológico e pseudorevolucionário que se levanta no meio da esquerda no país nada melhor do que uma análise concreta sob a luz do marxismo. O curso é fundamental para a formação dos próprios militantes do partido e para a esquerda ativista em geral, que deve ter clareza das políticas equivocadas levadas adiante pela burocracia stalinista, responsáveis por diversas derrotas na luta dos trabalhadores e que ainda surte efeito nas organizações nos dias de hoje.

Diante dessa politica confusa é preciso conhecer quem está por trás desse movimento, o porquê desse levante, e onde querem chegar com isso. O curso tem como objetivo esclarecer a realidade sobre quem foi realmente Stálin – o grande “organizador de derrotas”, como definiu Trótski – e toda sua politica contrarevolucionária em favor da burguesia em detrimento do movimento operário e das revoluções do período.

Em uma breve introdução sobre o curso, no programa “Marxismo” no canal do PCO no You Tube (COTV), Rui Costa Pimenta esclarece, “Hoje essa tentativa de reviver o Stalinismo e a figura de Stálin não passa de uma manobra da burguesia para confundir ainda mais a juventude em uma época como a atual profundamente revolucionária, não do ponto de vista de organização das massas, mas do ponto de vista da crise do capitalismo, que é um fator extremamente revolucionário, onde o imperialismo se encontra bastante debilitado diante da crise capitalista e da capacidade da burguesia de fazer com que a economia seja retomada e etc.”

O curso por sua vez, possui uma importância decisiva para além do que aconteceu, é crucial para entender o que acontece e qual a política a ser adotada no próximo período tendo em vista o incentivo da burguesia a uma série de condutas típicas dos stalinistas que permeiam a esquerda pequeno-burguesa que já se mostraram falidas e um verdadeiro fiasco para a luta da classe operária. A formação teórica de seus militantes é preocupação constante do PCO, levando em conta que a teoria somada a pratica é que faz os quadros ativos do partido a desempenhar um papel fundamental na luta contra a burguesia.

Neste momento já estão confirmadas para participar do curso mais de 700 pessoas, a meta é atingir a quantidade de 1000 participantes. Devido ao grande numero de confirmados e interessados na atividade revela que além do acerto em relação ao tema, o PCO conquista com suas análises politicas e na elaboração de programas para formação de militantes de esquerda revolucionários várias pessoas dispostas e enfrentar e lutar contra o golpe de Estado e pelo fim do governo fascista que tomou de assalto o poder no país.

Não perca tempo, faça já a sua inscrição e venha participar de mais esse evento de formação teórica promovido pelo Partido da Causa Operária. Para se inscrever acesse o endereço da Universidade Marxista na internet (universidademarxista.pco.org.br) ou entre em contato com o militante mais próximo de você ou procure a Secretaria de Organização do PCO no telefone: +55(11)9.9741-0436 e no email: pco.sorg@gmail.com

Programação completa do curso:

1° Parte – 1924 – 1933
1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
2. Burocracia, a URSS
3. A primeira etapa
3.1 – na URSS
3.2 – na III Internacional
4. A luta interna
4.1 – Revolução permanente
4.2 – Industrialização
4.3 – Socialismo em um só país
5. A revolução chinesa
6. A segunda etapa
7. Processos de Moscou
8. A coletivização forçada
9. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948
1.As frentes populares
1.1 – França
1.2 – Espanha
2. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
3. A guerra e a derrota do nazismo
3.1 – O expurgo no exército
4.O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo
4.1 – Itália, França e Grécia
4.2 – Ialta
4.3 – A democracia
4.4 – O leste europeu
4.5 – A divisão da Alemanha
5. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948- 1991
1. Terror no Leste: os processos de praga
2. A revolução chinesa e a revolução mundial
2.1 – As revoluções stalinistas
3. A guerra fria, a coexistência pacífica
4. Morte de Stalin, Krushov
5. Crise no Leste (53-56)
6. Brezhnev
7. 1968
8. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
9. Polônia, Gorbachov e a restauração
10. Colapso da URRS
11. Stalinismo e a cultura

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

Henrik Ibsen e seu teatro revolucionário, com Afonso Teixeira - Universidade Marxista nº 411

33 Visualizações 72 minutos Atrás

Watch Now

Send this to a friend