Tarsila para crianças
Dividida em sete estações a exposição terá: a Vila dos Sentidos, a Toca da Cuca, o Universo Tarsila e a Floresta Negra, o Jardim Afetivo, As Cores de Tarsila e Papo com Abaporu.
76919757_10157247514412672_1412397899345559552_n
Tarsila para crianças - Foto: Fabiano Antunes |

Tarsila do Amaral será homenageada com exposição dedicada ao publico infantil. Dia 26 será aberta a exposição no Farol Santander, rua João Brícola, 24. a exposição “Tarsila para Crianças” será aberta dia 26 terça feira e vai até 2 de fevereiro, estará exposta de terça a domingo das 9h as 20h, a mostra será nos andares 19° e 20° do prédio no centro de São Paulo ao lado do Mosteiro São Bento e terá um espaço de 490 metros quadrados a entrada custa R$ 25,00.

A exposição conta com tecnologia sensorial, proporcionando uma interação do publico com as obras da artista plastica. A curadoria é de Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da artista, e ainda Patricia Engel Secco e Karina Israel.

Dividida em sete estações a exposição tem inicio no 20º andar com quatro estações  a Vila dos Sentidos, a Toca da Cuca, o Universo Tarsila e a Floresta Negra. Depois, no 19.º andar, as três últimas, o Jardim AfetivoAs Cores de Tarsila e Papo com Abaporu.

Em cada estação estará ambientes coloridos e ricos em informação fazendo com que as pessoas possam interagir com as obras da autora. “Acabamos de fazer uma exposição no Masp com as obras dela, mas há muito tempo tenho ido atrás de outra linguagem, pois temos de atingir esse público infantil, que, daqui a pouco, será adulto e vai apreciar arte, ir a mostras e, com certeza, gostar da obra da minha tia, então precisamos cativar essa geração”, afirma Tarsila do Amaral em reportagem para o jornal Estadão.

A curadoria acrescenta que será possível sentir cheiro de mato e de flores, o som será de bichos como sapo grilo e até um trem. O quadro Lua que tem seu espaço na exposição, terá formato de um balanço onde as crianças possam se sentar e balançar, tirar fotos e etc. no quadro Abaporu as crianças ou adultos poderão fazer perguntas através de totens em touchscreen.

Segundo a organização essa é a maior mostra sobre a autora que elas já fizeram e as crianças poderão pintar, brincar e fazer releituras das obras.  “A gente já fez outras mostras, com outros formatos, mas essa é maior, mais caprichada. O foco central é a criança, mas, com certeza, vai atrair adultos também, que vão curtir essa interatividade” afirma Tarsilinha.

 

Estação 1 Vila dos Sentidos, que traz referências à infância de Tarsila, passada na fazenda São Bernardo, no interior de São Paulo.

Estação 2 Toca da Cuca. A inspiração é o quadro A Cuca, e o público entrará em contato com bichos divertidos projetados no espaço.

Estação 3 Universo Tarsila, que remete à obra Cartão Postal, onde os pequenos visitantes vão colorir diferentes elementos encontrados em sua obra.

Estação 4 tem a Floresta Negra, que nos leva a um passeio pelo quadro Floresta.

Estação 5 Jardim Afetivo é uma jornada sensorial, com animações e sons, que remetem a 4 quadros de Tarsila: O Sapo Estação de Ferro –  A Boneca –  Paisagem com Touro I – todos tem relação com um Brasil rural.

Estação 6 As Cores de Tarsila, com reproduções de alguns quadros, que reveem os tons usados por ela, como as Cores Caipiras: azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo e verde cantante.

Estação 7 Papo com o Abaporu, que tem elementos que compõem três de suas obras mais importantes: Sol Poente – área composta por fotos, com um fundo cenográfico projetado com os círculos em laranja concêntricos em movimento. A Lua – um balanço remete a um de seus quadros mais famosos. E Abaporu – diante de uma reprodução do quadro haverá dois totens touchscreen com perguntas que serão respondidas pelo enigmático personagem que está na tela brasileira mais valorizada no mercado mundial, com valor estimado em US$ 40 milhões.

 

Relacionadas