Exposição mostra fases da produção e da vida de Lasar Segall

lasar_

Quatro segmentos da mostra “Lasar Segall: ensaio sobre a cor” estarão no SESC 24 de Maio, no Centro da capital paulista até o dia 5 de março próximo.

A mostra vai exibir as fases do artista com base no uso da cor. Também será exibida um vídeo sobre biografia do pintor. Trata-se de uma parceria do SESC e do museu Lasar Segall.

Segundo a curadora da mostra, Maria Alice Milliet, serão aproximadamente 100 obras que mudarão de acordo com esquema cromático com a vida de Lasar Segall e de fases de suas obras que foram do expressionismo ao modernismo. Para exibir todas as suas fases e acolher o público, a mostra será realizada em grandes quatro quarteirões e uma praça

Lasar Segall, que terá suas obras exibidas nesta mostra, foi um pintor, gravador, escultor e desenhista de origem judaica nascido na Lituânia no ano de 1957. Fez parte de movimentos impressionistas, expressionistas e modernistas. Diante da perseguição da Alemanha nazista se mudou definitivamente para o Brasil em 1923. Grande parte de seus trabalhos foram classificados como “degenerados” pelos nazistas alemãs. 

Nesta época, já era um artista conhecido. Entretanto, foi apenas no Brasil que, de acordo com as palavras do próprio Segall  sua arte ganhou o “milagre da luz e da cor”.

Foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil.

A mostra, com certeza, vale a pena ser visitada.