Evolução à esquerda: 10 momentos de protestos no carnaval

carna sem lula

Se a gente comparar o carnaval de 2017, de 2018 e de 2019, nós vamos ver que há uma evolução na intensidade da manifestação política no carnaval. Aquele carnaval do ‘fora Temer’ havia várias manifestações, mas era assim: setores mais organizados se manifestavam, tinham simpatia popular, ai vinha a polícia, recolhiam o cartazinho do cidadão[…] tinha um clima de proibição que mostra que o nível de adesão consciente da população era relativamente pequeno. No carnaval seguinte a coisa cresceu, o anti-temer era generalizado. E agora o que a gente vê em todos os lugares é que o lema oficioso do carnaval é o ‘Fora Bolsonaro'[…] é um indício muito forte do crescimento da oposição ao governo, da oposição à extrema-diretira, da oposição à todas essas reformas […] visivelmente nós estamos entrando numa nova etapa política, no quadro da “eleição do Bolsonaro”, e essa nova etapa política aponta um enfrentamento muito grande das massas contra o governo e isso daí é o que teria que ser impulsionado e organizado pelas direções” [Trecho do programa Análise Política da Semana, apresentada pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente Nacional do PCO]

Bolsonaro não tem apoio popular. Até mesmo as pesquisas fajutas, encomendas pelos empresários, mostram que o governo teria apenas 39% de aprovação, sendo que isso ainda deve ser um número mascarado pelo instituto responsável pela pesquisa. É o pior índice desde o final da ditadura militar de 1964.

A revolta do povo contra o golpe está crescendo, isso pode ser visto nas manifestações e protestos dentro das festas populares, com palavras de ordem saindo em coro das gargantas de centenas de milhares de pessoas. Seja cantando, dançando, pendurando cartazes ou vestindo fantasias, o povo está cada vez mais criando uma consciência de que é necessário sair as ruas para exigir o “fora Bolsonaro e todos os golpistas”, “abaixo ao golpe” e “Liberdade para Lula”.

Em seguida, algumas fantasias que exemplificam o quão ridículo é o governo fascista. Fora Bolsonaro e todos os golpistas!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.