Segundo o portal Bloomberg, na última quarta-feira (14), fontes entrevistadas pelo jornal afirmaram que Washington expulsará dos Estados Unidos 10 diplomatas russos locados no país. Não obstante, o governo norte-americano pretende impor sanções contra 12 cidadãos e 20 organizações diferentes da Rússia.
As medidas tomadas por Joe Biden são uma clara retaliação pelas supostas interferências de Vladmir Putin durante as eleições presidenciais de 2020 nos EUA. Entre os cidadãos afetados pelas sanções estão membros do governo russo e funcionários da inteligência do país. São esperadas declarações oficiais de Biden ainda nesta quinta-feira (15).
As ações do governo aconteceram justamente um dia depois de uma conversa entre os dois presidentes na última terça-feira (13), onde ambos discutiram questões de interesse entre seus países e onde Biden teria sugerido um encontro pessoal entre ambos em um país terceiro, tudo sob as falsas camaradagens que conhecemos do país imperialista, onde Joe Biden afirmou buscar uma “relação estável com a Rússia”.