Imperialismo
Artigo do NBC NEWS revela que EUA está armando Ucrânia para ataca a Crimeia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
kiev (1)
Membros do batalhão de Azov participam de um comício no centro de Kiev, Ucrânia, em 14 de março de 2 | Foto: Gleb Garanich / Reuters

Em um artigo da NBC NEWS publicado nesta segunda-feira passada dia 14 de setembro, o veículo informou que muitos funcionários da inteligência norte-americana teriam conhecimento que os EUA estaria fornecendo armamento a forças ucranianas que estão atacando a Crimeia. O artigo tratava sobre um rumo de que a Kremlin oferecia recompensas aos talibãs que executasse soldados dos EUA no Afeganistão.   

No começo do ano foi criado um rumo de que a Rússia estava promovendo um programa de bonificação aos combatentes do Taleban que abatesse militares norte-americanos. O rumor chegou a ser levantado por Joe Biden em críticas a Trump. Entretanto a inteligência norte-americana não apresentou nenhum nexo causal. 

Segundo o general Frank McKenzie “Simplesmente não foi provado com um nível de certeza que me satisfaça”, nas palavras do  general Mark Milley “A partir de hoje, agora, não temos ligações de causa e efeito com um programa de recompensas russo causando baixas militares dos EUA”.

Entretanto o que chama atenção no caso e levou a embaixada russa nos EUA pedir esclarecimento publicamente a Washington no Facebook, afirmando que “Autoridades americanas não identificadas falam sobre o apoio de seu país às atividades terroristas em terceiros países. Nesse caso, elas falam especificamente sobre a Rússia “

E completou “Se for verdade, então exigimos que o lado dos EUA esclareça se Washington, direta ou indiretamente, facilitou ou não o SBU [o Serviço de Segurança Ucraniano] na  organização de ataques terroristas contra o povo da Crimeia .”

O parágrafo que gerou essa situação foi o seguinte “A fonte descreveu a inteligência como convincente, mas merece uma investigação mais aprofundada. No entanto, atuais e ex-funcionários dos EUA disseram, muitos oficiais e analistas da CIA passaram a acreditar que um programa de recompensas existia. Eles concluíram que os russos viam isso como uma resposta proporcional ao armamento das unidades ucranianas que lutam contra as forças russas na Crimeia, disse a fonte”.

O jornal acabou deixando público a realidade da região da Ucrânia, que os EUA e junto a União Europeia financiaram e promoveram o golpe de 2014 na Ucrânia. Colocando no poder um governo de extrema-direita e insuflando o fascismo no país. Neste ano de 2020 Washington já forneceu publicamente dezenas de milhões de dólares em armas e equipamento militar a Kiev, sem questionar em nenhum momento as investidas das forças ucranianas na Crimeia.

Hoje a Ucrânia é um antro de organizações fascistas que são apoiadas pelo imperialismo para atacar a Rússia. Lembrando que a Crimeia era da Ucrânia até 2014 mas a Rússia fez uma manobra e a população da Crimeia votou por se separar da Ucrânia e se anexar à Rússia.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas