Fora imperialismo da Síria!

EUA desviaram 300 caminhões com armas do Iraque para Síria só este ano

Os EUA mantêm uma presença militar ilegal em território sírio e financiam grupos opositores armados contra o governo de Bashar al-Assad

Da redação – Os Estados desviaram mais de 300 caminhões com armamento do Iraque para a Síria somente este ano, conforme informações disponibilizadas pelo Centro para a Reconciliação na Síria, sediado na Rússia.

“Somente desde o início de 2020, chegaram na Síria, provenientes do Iraque, 13 comboios militares, que incluíram mais de 80 unidades de veículos blindados e mais de 300 caminhões com vários tipos de armas e munições”, explicou o diretor da organização, Oleg Zhuravlev, na terça-feira (18).

Esse armamento é utilizado por guerrilheiros armados e por grupos considerados terroristas contra as tropas do governo sírio e também contra a população civil daquele país, assim como entre os próprios diferentes grupos opositores.

Devido a essas atividades, milhares de cidadãos de regiões sírios têm sido obrigados a deixar suas casas para se mudarem para cidades mais seguras.

“Desde princípios de 2020, somente através do posto de controle de al-Shaliyah, próximo à cidade de Deir Ezzor, passaram 23.000 sírios, a maioria dos quais são famílias com idosos e crianças”, disse Zhuravlev.

A reação do povo sírio tem sido se manifestar nas ruas de muitas dessas cidades contra a presença ilegal de tropas norte-americanas em território nacional, violando claramente a soberania da Síria e o direito internacional.

Gostou do artigo? Faça uma doação!