Internacional

Estreia na Costa Rica música em homenagem à brigada médica cubana

Músico dedica a um povo que como disse Fidel Castro: "não dá o que sobra, mas partilha o que tem"

O cantor e compositor costarriquenho Oscar Espinoza estreia hoje o vídeo de sua canção Doctors and not bombs, dedicado ao contingente médico internacional especializado em situações de desastre e graves epidemias Henry Reeve, de Cuba.

A música e o vídeo constituem um endosso à nomeação para aquele contingente ao Prêmio Nobel da Paz 2021, em reconhecimento ao povo cubano, indica o jornal Libertad, órgão do Partido de Vanguarda Popular (PVP, comunista), cujo site é hoje fonte da publicação desta homenagem aos profissionais de saúde cubanos.

Em declarações à Libertad, Espinoza afirma que ‘compus esta canção em homenagem a um povo que, como disse Fidel Castro -dirigente histórico da Revolução Cubana- não dá o que sobra, mas sim partilha o que tem, num grande exemplo de solidariedade , fraternidade e amor à humanidade ‘.

Comentou que para a gravação do vídeo contou com a colaboração e participação do cantor e compositor Rubén Golcher na guitarra principal, bem como a realização das produções Valos, tendo como pano de fundo o belo mural pintado pelo comunista costarriquenho Zagot, que se encontra na sede do PVP nesta capital.

O jornal dos comunista costarriquenhos destaca que a iniciativa partiu do Comitê Costarriquenho de Solidariedade a Cuba e nasceu graças ao talento de Espinoza.

Vale lembrar que o contingente de médicos cubanos Henry Reeve recebeu o Prêmio Dr. Lee Jong-wook de Saúde Pública em uma cerimônia na 70ª Assembleia Mundial da Saúde.

Liberdad exalta que o Contingente é fruto do ‘imenso coração solidário do povo cubano, movido pelo exemplo de seu Comandante-em-Chefe, Fidel Castro, quando contrapôs a ação de Cuba de levar médicos quando necessário contra a incessante política belicista do império norte-americano ‘

Assinala que, ao se tornar a quarta proposta de nomeação da brigada médica cubana para o Prêmio Nobel da Paz de 2021 no Reino Unido, a parlamentar escocesa Elaine Smith disse que seus membros trataram mais de quatro milhões de pessoas afetadas por epidemias e desastres. natural na América Latina, África, Ásia e Caribe.

‘Hoje se tornou uma convocação mundial para o Prêmio Nobel da Paz pelo ato exemplar do povo cubano, representado por seus médicos’, conclui o diário dos comunistas costarriquenhos.

Ouça a música:
https://www.youtube.com/watch?v=ZVPw8aFDzAk&feature=emb_logo

Gostou do artigo? Faça uma doação!