Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

No último fim de semana, uma série de episódios violentos aconteceram no Estado do Ceará, governado pelo petista Camilo Santana. Em Sobral, Cascavel e Fortaleza, cearenses testemunharam bombas, tiros, incêndios e várias outras ações consideradas pela imprensa como “vandalismo”.

Até o momento, nenhum grupo se identificou como o responsável pelas ações. As causas também não são conhecidas. No entanto, a imprensa burguesa imediatamente entrou em ação denunciando uma suposta “onda de violência” no Ceará que precisaria ser combatida urgentemente. Sem nenhum escrúpulos, a imprensa golpista saiu em defesa de mais “policiamento” e “reforço” na Segurança Pública.

Pedir mais policiamento hoje só pode significar uma coisa: uma intervenção militar. Afinal, há uma campanha nacional da imprensa burguesa alegando que o país estaria tomado pela “criminalidade” e que a única solução seriam as Forças Armadas. A mesma coisa aconteceu no Rio de Janeiro, estado hoje que é controlado em quase toda a sua totalidade por um general do Exército.

Apesar de todas as mentiras dos donos do golpe, que dizem que a intervenção militar no Rio de Janeiro acontecerá apenas durante alguns meses e que subverterá a forma como o crime se organiza – embora seja o próprio imperialismo a matriz de todos os crimes – , o fato é que o país vive um grande risco de sofrer um golpe militar generalizado. O presidente golpista Michel Temer já se reuniu com 25 governadores para falar da intervenção militar e tem contado, para isso, com pleno apoio da imprensa ligada aos setores mais pró-imperialistas.

Diante dessa ameaça clara de golpe militar, é necessário que a classe trabalhadora e os setores democráticos saiam as ruas para confrontar diretamente os golpistas. A prisão de Lula, o assassinato de Marielle, a intervenção militar no Rio de Janeiro e a Reforma da Previdência, entre tantas outras tragédias, são a consequência de uma mesma ofensiva do imperialismo, que precisa ser freado imediatamente.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Relacionadas