Aulas iniciam 05/01
É hora de acabar com o mito do stalinismo e mostrar, à luz do marxismo, o que realmente aconteceu
Yalta_summit_1945_with_Churchill,_Roosevelt,_Stalin
Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Joseph Stalin na conferência de Yalta | Foto: Reprodução
Yalta_summit_1945_with_Churchill,_Roosevelt,_Stalin
Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Joseph Stalin na conferência de Yalta | Foto: Reprodução

A Universidade de Férias do PCO e da AJR (Aliança da Juventude Revolucionária) é o evento de formação política mais importante e antigo da esquerda brasileira.

Iniciada em 1998, a Universidade de Férias e o acampamento da AJR já teve 45 edições anteriores.

Essas 45 edições serviram para formar teoricamente os quadros do partido que hoje se encontram na luta contra o golpe de Estado, contra o governo Bolsonaro e lutando para restituir os direitos políticos de Lula, além de ajudar também na formação de outros milhares de companheiros que não integram o PCO, demonstrando a importância do evento para levar a teoria marxista a toda a esquerda nacional.

Além da formação política, os acampamentos também serviram para criar importantes laços entre os militantes de esquerda de diversos locais do país, através de momentos de lazer e confraternização, como jogos, campeonatos de futebol, piscina, fartas refeições, atrações musicais, como a já tradicional banda dos militantes do PCO, Revolução Permanente, e muitas outras atividades.

As atividades dos acampamentos foram realizadas em conjunto por todos os participantes, em uma verdadeira experiência comunista em que todos trabalham para o bem comum.

Os cursos teóricos foram sobre os mais diversos mas, dentre eles, a Revolução Russa, o Fascismo, o materialismo e o idealismo, o imperialismo e as vidas e obras de Marx Lênin e Trótski.

Os cursos sempre são ministrados com uma linguagem simples, longe dos caprichos da linguagem universitária, de modo que qualquer um que participasse pudesse entender todos os aspectos essenciais dos temas abordados com extrema clareza.

Por tudo isso, já tendo reunido milhares de pessoas ao longo de mais de duas décadas, a Universidade de Férias do PCO é um dos eventos mais importantes de formação política de toda esquerda, acontecendo duas vezes ao ano e integrando pessoas de várias idades, ideologias de esquerda e discussões políticas das mais variadas e importantes, com o objetivo de formar os militantes que se encontram na luta pela libertação da humanidade da opressão capitalista.

No próximo ano, por conta da pandemia de coronavírus que aterroriza todo o planeta, o tradicional evento não poderá ser realizado presencialmente, infelizmente. No entanto, o PCO e a AJR organizarão a Universidade de Férias pela internet, de modo a não romper com a tradição da esquerda brasileira e iniciar o ano de 2021 com um ótimo curso de formação politica.

Raridade do tema

Cursos sobre o que exatamente foi o stalinismo são raros. O tema que ganhou importância ainda maior no último período, por conta de uma onda recente na qual algumas personalidades tentaram reviver o mito de Stálin, é de pouco conhecimento geral, mesmo dentre aqueles militantes que têm simpatia pelo marxismo. Sendo assim, a importância de se realizar um curso como este é ainda maior para esclarecer todos os fenômenos que rodearam a ex-URSS e determinaram o destino de povos inteiros várias vezes durante o século XX, com enormes consequências na atualidade.

Na analise politica deste sábado 12 de dezembro de 2020, sobre a importância do curso, Rui Costa Pimenta disse: ”eu tenho visto que muita gente coloca que nosso inimigo é a direita, isso é falso, se nós tivéssemos que enfrentar só o Doria, o Doria não aguenta o repuxo. Quem que é trabalhador que gosta do Doria? O Doria é anti trabalhador, para que o Doria possa sobreviver é preciso que haja toda uma graduação de pessoas à esquerda dele, que ajudem a enganar o povo. Na maioria das vezes você não consegue vencer. Não é por causa da direita, é por causa da esquerda, por exemplo a direita brasileira tá fraca, está em crise, quem elevou o Dória a grande herói nacional? Foi a esquerda, maluca, oportunista até a medula dos ossos. (…) Então é mentira que você tem que se unificar com a esquerda, com qualquer tipo de oportunista para atacar a direita. O problema é que para você poder combater a direita você precisa arrumar a casa no campo popular, para tirar o pessoal que é um obstáculo, que é um inimigo, seja conscientemente, seja inconscientemente. Não existe esse negócio de todos juntos contra a direita, para isso acontecer é preciso unificar os trabalhadores, os movimentos em torno de uma política revolucionária” conclui Rui Costa Pimenta.

Inscreva-se aqui:
https://universidademarxista.pco.org.br/ 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO SOBRE O STALINISMO

Veja abaixo a programação da 46° Universidade de Férias do PCO, “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”:

1° Parte – 1924 – 1933

  1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
  2. Burocracia, a URSS
  3. A primeira etapa

3.1 – na URSS

3.2 – na III Internacional

  1. A luta interna

4.1 – Revolução permanente

4.2 – Industrialização

4.3 – Socialismo em um só país

  1. A revolução chinesa
  2. A segunda etapa
  3. Processos de Moscou
  4. A coletivização forçada
  5. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

  1. As frentes populares

1.1 – França

1.2 – Espanha

  1. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
  2. A guerra e a derrota do nazismo

3.1 – o expurgo no exército

  1. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo

4.1 – Itália, França e Grécia

4.2 – Ialta

4.3 – A democracia

4.4 – O leste europeu

4.5 – A divisão da Alemanha

  1. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948- 1991

  1. Terror no Leste: os processos de praga
  2. A revolução chinesa e a revolução mundial

2.1 – As revoluções stalinistas

  1. A guerra fria, a coexistência pacífica
  2. Morte de Stalin, Krushov
  3. Crise no Leste (53-56)
  4. Brezhnev
  5. 1968
  6. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
  7. Polônia, Gorbachov e a restauração
  8. Colapso da URRS
  9. Stalinismo e a cultura

Como se inscrever

Inscrevam-se na Universidade de Férias para ter acesso ao mais completo curso sobre o stalinismo!

O valor da inscrição é simbólico: R$ 100,00. Com a inscrição, você terá acesso ao curso via zoom e a todo o material para a consulta.

É hora de acabar com o mito do stalinismo e mostrar, à luz do marxismo, o que realmente aconteceu!

Acesse: universidademarxista.pco.org.br

Duvidas entre em contato pelos endereços da Secretaria de Organização do PCO pelo telefone +55 (11) 9.9741-0436 ou pelo e-mail [email protected]

Relacionadas
Send this to a friend