Formação política
Curso da Universidade de Férias será realizado em janeiro e fevereiro de 2021, com aulas ministradas por Rui Costa Pimenta
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
universidade de ferias 46
Dirigentes da Revolução Russa que não tiveram uma morte natural, mas foram assassinados por Stálin | Imagem: Universidade de Férias/PCO

A partir do dia 5 de janeiro de 2021 o Partido da Causa Operária (PCO), em parceria com a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), irá realizar sua 46ª Universidade de Férias com o curso “O que foi o stalinismo, uma análise marxista”.

Sendo o mais antigo — a Universidade é realizada desde 1998! — e importante evento de formação teórica da esquerda nacional, a Universidade de Férias ocorre duas vezes por ano, sempre nos meses de janeiro e julho, e já abordou temas como “Trótski, vida e obra”, “O Capital”, “Fascismo, o que é e como combatê-lo”, “Da crise da ditadura ao golpe de 2016”, entre tantos outros de interesse a qualquer militante da esquerda.

Aos participantes do curso será cobrado um valor simbólico de R$100,00 que será utilizado para fortalecer sua atividade política, sobretudo sua imprensa revolucionária, o Diário Causa Operária (DCO), o Jornal Causa Operária (JCO) e a Causa Operária TV (CoTV). A contribuição permitirá não só o acesso às aulas do curso, mas também a uma série de textos recém traduzidos, antes nunca vistos na Língua Portuguesa, além de reprodução de documentos históricos, imagens e vídeos, verbetes enciclopédicos, todos reunidos no site da Universidade, para um maior aprofundamento do tema.

No total, são mais de 40 horas, distribuídas ao longo dos dois primeiros meses de 2021, de formação política revolucionária, de abordagem do tema do stalinismo  um ponto sob um ponto de vista marxista. As aulas ocorrerão todas as terças e quintas-feiras na parte da noite e serão ministradas pelo presidente nacional do Partido da Causa Operária, o companheiro Rui Costa Pimenta, militante há mais de 40 anos em defesa da construção de um partido revolucionário no Brasil, tendo como fundamento o marxismo, o partido Bolchevique construído por Lênin e o trotskismo como movimento continuador das ideias e da prática defendidas tanto por Marx, Engels, como por Lênin.

O curso, tradicionalmente realizado em local aprazível, no interior ou no litoral, tem por objetivo, além da formação política, promover uma integração saudável entre seus participantes, a maioria jovens, com lazer, atividades esportivas e culturais, que vêm de todos os cantos do país. Entretanto, devido a pandemia do coronavírus, as aulas neste ano, diferentemente de como aconteceu nos últimos 22 anos de existência da Universidade, serão realizadas pela internet, não presencialmente.

De total importância histórica e teórica para todo e qualquer militante revolucionário, o curso “O que foi o stalinismo, uma análise marxista” expressa a importância de seu tema, inclusive nos dias de hoje, ao analisar as consequências da política da burocracia, contrarrevolucionária,  diante de momentos cruciais para a luta de classes e para a revolução, a partir de 1924 – greve operária de 1926 na Inglaterra, revolução chinesa de 1927, crise mundial da década de 30,  ascensão do nazismo,  guerra civil espanhola,  II Guerra Mundial,  “guerra fria” e muito mais. Ou seja, o stalinismo será discutido à luz dos principais acontecimentos do século XX e, inclusive, o seu “legado” político para os dias de hoje, como a política de frente ampla tão em voga no Brasil e no mundo, em que os esquerdistas da moda,  para justificar a defesa da aliança com o imperialismo, procuram recriar o mito de Stálin.

As aulas da Universidade de Férias são apresentadas com uma linguagem popular ou seja, simples e compreensiva, com o objetivo de proporcionar o entendimento do assunto para todos os interessados, diferentemente do que fazem setores pequeno-burgueses que, com seus jargões universitários, que mais confundem a cabeça dos trabalhadores e militantes do que ensinam alguma coisa, vão á raiz do problema no que diz respeito à luta de classes e a defesa da luta revolucionária e da construção de um partido verdadeiramente dos trabalhadores.

O curso também discutirá a figura de Stálin não de um ponto de vista moral, mas tendo como base a sua atuação  na construção do Partido Social Democrata Russo, na Revolução de 1905, no período que culmina com a I Guerra Mundial, a Revolução de  1917, a guerra civil e finalmente as condições sociais do recém estado operário que permitiram que uma figura tão insignificante tomasse as rédeas do primeiro estado operário da humanidade, o grande “organizador de derrotas”, como definiu Trótski.

Finalmente, o curso é também uma ótima maneira de entender a história do primeiro estado operário do mundo sem cair na política da burguesia de associar o stalinismo com comunismo e socialismo na tentativa de formar um espantalho em torno desses regimes e inibir qualquer ação revolucionária das massas, isso porque, apesar de tudo, a Revolução Russa é uma ameaça viva à burguesia.

E você, o que está esperando? Inscreva-se no curso sobre o stalinismo!

Faça sua inscrição em: universidademarxista.pco.org.br

Acesse nossas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/Universidade-Marxista

Instagram: https://www.instagram.com/universidademarxista/

Twitter: https://twitter.com/UMarxista

Ou entre em contato conosco! 

(11) 99741-0436

 

Assista o trailer do curso:

 

Veja a seguir a programação do curso:

1° Parte – 1924 – 1933

  1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
  2. Burocracia, a URSS
  3. A primeira etapa
    1.  na URSS
    2. na III Internacional
  4. A luta interna
    1. Revolução permanente
    2. Industrialização
    3. Socialismo em um só país
  5. A revolução chinesa
  6. A segunda etapa
  7. Processos de Moscou
  8. A coletivização forçada
  9. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

  1. As frentes populares
    1. França
    2. Espanha
  2. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
  3. A guerra e a derrota do nazismo
    1.  o expurgo no exército
  4. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo
    1. Itália, França e Grécia
    2. Ialta
    3. A democracia
    4. O leste europeu
    5. A divisão da Alemanha
  5. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948 – 1991

  1. Terror no Leste: os processos de praga
  2. A revolução chinesa e a revolução mundial
    1. As revoluções stalinistas
  3. A guerra fria, a coexistência pacífica
  4. Morte de Stalin, Krushov
  5. Crise no Leste (53-56)
  6. Brezhnev
  7. 1968
  8. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
  9. Polônia, Gorbachov e a restauração
  10. Colapso da URRS
  11. Stalinismo e a cultura
Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas