Imprensa europeia ataca craque brasileiro para atingir o melhor futebol do mundo

philippecoutinho-cropped_dydotgvszvv61cdf6da4fd9cc

Mais uma vez, os abutres da imprensa europeia estão com suas artilharias dirigidas contra o futebol brasileiro, vale dizer, o melhor futebol do mundo. Dispostos a tudo para tentar desmoralizar e desacreditar o prestígio e o reconhecimento mundial dos  craques nacionais que atuam em vários times ao redor do mundo, a golpista imprensa do velho continente não perde uma oportunidade para atacar e investir contra o nosso futebol.

Os alvos principais, obviamente, são os jogadores brasileiros que atuam na Europa, a principal vitrine do futebol mundial – não exatamente pela qualidade do futebol que se pratica lá – mas pelas gigantescas somas que as grandes corporações capitalistas despejam nos clubes-empresas, transformados em grandes negócios pelos financistas que controlam o futebol mundial.

A bola da vez foi o craque do Barcelona, Philippe Coutinho, um dos contratados do time catalão para reforçar o time depois da ida de outro craque brasileiro, o atacante Neymar, para o futebol francês. Coutinho, que não vinha sendo aproveitado pelo técnico em todas as partidas – fato absolutamente normal em uma equipe que reúne uma verdadeira constelação de craques – começou a ser hostilizado pela imprensa espanhola, o que fez com que a própria torcida do Barcelona começasse a criticá-lo também, considerando a vultuosa soma que o time da Catalunha desembolsou para tirá-lo do Liverpool, da Inglaterra.

O pretexto para novamente atacar um jogador brasileiro teria sido a forma como   Coutinho comemorou um dos gols marcado por ele na vitória do seu time, pelo placar de 3 x 0, contra um outro gigante europeu, o Manchester United, em partida válida pela mais importante competição européia de clubes, a Champions League.

Na comemoração, o meia-atacante do Barcelona e da seleção brasileira, que além de ter feito um golaço teve muito boa atuação, teria, segundo o jornal catalão “Sport”, desrespeitado o público presente ao estádio. “O brasileiro tapou os ouvidos e desferiu uma série de palavrões em português. O gestual de Coutinho causou polêmica, e o “Sport”, principal jornal da cidade, chamou de “falta de respeito” com os torcedores o gestual” (ESPN, 17/04). Segundo o que disseram os jornais “a comemoração foi uma resposta às recentes críticas que ele sofreu da imprensa e de alguns torcedores, sendo inclusive vaiado em partidas no Camp Nou” (Idem, 17/04).

Gostaríamos de deixar registrado aqui que o brasileiro tem todo o direito de se manifestar de forma livre em suas comemorações e a forma como Coutinho se manifestou está muito longe de ser desrespeitosa e agressiva contra o público e os torcedores do Barcelona. Essa postura da imprensa espanhola é nada mais do que a continuidade da campanha movida contra os craques brasileiros que atuam nos gramados europeus e por extensão, mais uma tentativa de atacar o melhor futebol do mundo, o futebol pentacampeão, reconhecido e prestigiado em todo o mundo. Parabéns Coutinho pelo seu grande futebol, pelo grande gol marcado, pela sua grande atuação e pela forma como demonstrou sua repulsa aos seus infames detratores.