Paulistão 2019! Santos e Palmeiras são os primeiros classificados às semifinais
Palmeiras
Paulistão 2019! Santos e Palmeiras são os primeiros classificados às semifinais
Palmeiras

O futebol paulista já conhece os dois primeiros semifinalistas da mais importante competição regional do país. Santos e Palmeiras garantiram a classificação em partidas realizadas na noite de terça-feira e agora esperam pela definição dos outros dois classificados, que serão conhecidos nos confrontos de volta entre Ituano x São Paulo e Corinthians x Ferroviária.

A tarefa um pouco mais complicada estava reservada ao Santos, que mesmo tendo obtido uma vantagem de dois gols na partida de ida, enfrentou o adversário em seus domínios, o Red Bull Brasil, time de melhor campanha em todo o certame. A partida foi realizada em Campinas, com um público muito aquém do esperado para a importância do jogo, pois somente pouco mais de 9 mil torcedores compareceram ao estádio Moisés Lucarelli, que pertence à Ponte Preta.

O time do técnico argentino Jorge Sampaoli, no entanto, tornou a tarefa que parecia, de certa forma, complicada, um pouco mais fácil, pois se impôs dentro de campo jogando um futebol ofensivo, parecendo não se importar com a vantagem obtida na primeira partida, quando venceu por 2 x 0. O time criou as melhores oportunidades de gol, e só não ficou em vantagem no marcador pela má conclusão nas finalizações. O primeiro tempo foi inteiramente do time praiano, que ocupou os espaços e não permitiu ao adversário criar jogadas de perigo ao gol de Wanderley. Na segunda etapa, necessitando da vitória ou pelo menos de igualar o marcador do primeiro jogo, o Red Bull ensaiou uma pressão nos primeiros minutos, mas encontrou uma defesa bem postada e principalmente um bloqueio no meio de campo que neutralizou as jogadas de criação do “Touro Louco”. O Santos soube administrar o resultado e deixou o tempo passar até o apito final, assegurando a classificação à semifinal. O time tem, até o momento, a segunda melhor campanha da competição e pelo critério do regulamento enfrentará a equipe que ficar em terceiro lugar na classificação geral.

Na outra partida que decidiu o segundo classificado, o Palmeiras não teve qualquer dificuldade em impor sua superioridade e aplicou uma goleada impiedosa no Novorizontino, no Pacaembu, fazendo 5 x 0 no time do interior. Na partida de ida, o “Verdão” ficou no empate em 1 x 1. Contudo, jogando em território próprio, não exatamente em seu estádio, mas junto à sua torcida, o time do técnico Felipe Scolari colocou em campo a sua força máxima. O resultado foi uma vitória tranquila, sem sobressaltos, numa partida onde o adversário foi completamente dominado.

O nome do jogo foi o volante Felipe Melo, que não só abriu o placar com um gol de cabeça, como teve uma atuação firme e segura, protegendo a zaga e distribuindo bolas ao ataque. O segundo gol foi assinalado por Ricardo Goulart, também de cabeça. O domínio dos palmeirenses era total e o terceiro e quarto gols foram assinalados em cobranças de pênalti (com a ajuda do VAR). Gustavo Scarpa e Dudu converteram as penalidades e o placar foi fechado, novamente, por Scarpa, num arremate rasteiro no canto esquerdo do goleiro. O “Piriquito” aguarda agora a definição do adversário que será conhecido na noite de quarta-feira, nas disputas entre Ituano x São Paulo e Corinthians x Ferroviária.