Atlético Mineiro só empata, mas assegura classificação à fase de grupos da Libertadores

Galo

Mais um time brasileiro estará representando o melhor futebol do mundo em uma das mais importantes e disputadas competições internacionais de clubes. A Taça Libertadores é a competição de clubes mais importante do continente e quem levanta o cobiçado título garante vaga no torneio mundial que define o campeão do mundo da temporada.

Cinco times brasileiros já compunham a fase de grupos da competição e a eles junta-se agora o Atlético Mineiro, que já foi o campeão das Américas em 2013. O time da cidade de Belo Horizonte conquistou a vaga ao empatar em zero a zero contra o Defensor-URU, jogando na noite de quarta-feira em seus domínios, o estádio Independência, de dificilmente é batido. O futebol brasileiro poderia estar com sete representantes na competição, não fosse a eliminação precoce do São Paulo.

Não foi exatamente uma partida brilhante – aquelas com a qual o Galo Mineiro costuma brindar sua imensa e fanática torcida – mas foi uma exibição onde o time da casa mostrou domínio, segurança e superioridade técnica, diante de um adversário que não tinha outra opção senão ir em busca do resultado, pois na partida de ida, o Atlético venceu por 2 x 0, obrigando o time uruguaio a ir em busca de neutralizar a vantagem do Galo. Pode-se afirmar que foi nesta primeira partida que o time brasileiro praticamente assegurou a classificação, vencendo bem na casa do adversário e levando a decisão para Belo Horizonte.

Com a vaga assegurada, o Galo Mineiro estará fazendo companhia, no grupo Grupo E da competição, ao Cerro Porteño-PAR, Nacional-URU e Zamora-VEN.

 

Copa Sul-Americana

 

Outro time brasileiro que assegurou passagem a outra fase foi o Corinthians. O “Timão” tinha um compromisso muito mais difícil e complicado do que o Atlético, na Libertadores, pois teve que ir até a capital portenha (Avellaneda) para enfrentar o Racing-ARG, necessitando de uma vitória ou de pelo menos igualar o placar de 1 x 1 da primeira partida. E foi exatamente assim que o jogo terminou, com o placar de 1 x 1, o que levou a decisão para os pênaltis. Aí entrou em cena a estrela do goleiro Cássio, que cresceu diante do batedor argentino, fazendo duas boas defesas que garantiram o triunfo do “Coringão”. O placar final das cobranças de penalidades máximas registrou 5 x 4 para o alvinegro paulistano, que avançou à próxima fase na competição.

 

Campeonato Paulista

 

Em partida isolada do mais importante campeonato estadual do país, o Palmeiras viu brilhar a sua mais recente contratação, o atacante Ricardo Goulart. O técnico Felipe Scolari escalou logo de cara o atacante e o acerto foi total. Goulart roubou a cena da partida, tendo não só uma boa atuação, como sendo o autor de dois gols e uma assistência para a marcação do terceiro tento da equipe, assinalado pelo colombiano Borja, rompendo um longo jejum de gols. O Ituano valorizou muito a vitória palmeirense, pois em momento algum se entregou. O time do interior lutou muito e chegou a marcar dois gols, deixando o placar final em 3 x 2 para o Palmeiras.

Copa do Brasil

Na mais longa e democrática competição de clubes do país, três partidas marcaram a rodada de quarta-feira. No Rio de Janeiro o Botafogo demorou para se ajustar em campo, mas depois não teve maiores dificuldades para bater o Cuiabá pelo placar de 3 x 0. No Paraná, o modesto Foz do Iguaçu encarou o Ceará e por muito pouco não surpreende e avança à terceira etapa. A partida empatada em zero a zero e a decisão foi para os pênaltis. O Ceará, com um time mais experiente e principalmente com seu goleiro já bastante rodado, Fernando Henrique (ex-Fluminense) fez valer sua técnica e experiência, tendo o goleiro cearense realizado duas boas defesas, que acabaram garantindo a ida do time nordestino para a próxima fase. Os cearenses venceram por 4 x 2 nas cobranças de pênalti. Outra partida que teve as cobranças de pênalti como decisão foi entre URT-MG e Vila Nova-GO. No tempo regulamentar, empate em 2 x 2. Nos pênaltis, levou a melhor o time goiano do Vila Nova, que errou menos nas cobranças e assegurou o triunfo por 5 x 4.

Mais dois confrontos estão marcados para decidir a ida de duas outras equipes para a próxima fase. A Tombense recebe a visita do Botafogo-PB e o Juventude, de Caxias-RS, receberá a visita dos mineiros do América. Os dois confrontos valem vaga para a terceira fase da competição.