Falece o grande goleiro inglês Gordon Banks. Futebol mundial perde uma das suas maiores lendas

gordon-banks-defesa-do-seculo-twitter-oficial-selecao-inglesa

O lendário goleiro inglês Gordon Banks faleceu na madrugada de terça-feira, dia 12 de fevereiro, anunciaram os principais jornais da Inglaterra. Banks foi o guarda-metas do “English Team” por mais de dez anos, tendo levantado o título de campeão mundial em 1966, única vez em que os ingleses sagraram-se campeões do mundo. O grande goleiro vinha lutando contra um câncer nos rins e faleceu aos 81 anos em sua casa, ao lado da família, enquanto dormia.

Banks vestiu a camisa da seleção inglesa em 73 oportunidades e foi considerado pela FIFA o melhor goleiro do mundo por seis anos consecutivos, de 1966 a 1971. Gordon Banks é lembrado por ter defendido uma espetacular cabeçada de Pelé, na Copa do Mundo de 1970, na partida em que o Brasil derrotou os ingleses por 1 x 0, com gol de Jairzinho. O lance, considerado de extrema dificuldade, ficou conhecido como “a melhor defesa de todos os tempos”. (Gazeta Esportiva online, 12/02). Na partida, depois do lance, Pelé foi até Banks e o cumprimentou pela grande defesa.

A coluna de esportes do DCO registra com pesar o falecimento de Gordon Banks, um dos maiores goleiros de todos os tempos do futebol mundial.

Palmeiras derrota o Bragantino pelo placar de 2 x 0

Em meio a uma campanha bastante irregular de dois dos chamados “grandes” da capital (São Paulo e Corinthians), o Palmeiras vem acumulando vitórias sem tropeços contra os times do interior, que vêm fazendo uma campanha bastante regular, ou bastante surpreendente, em outras palavras.

O time do técnico Felipão fez o dever de casa no fechamento da rodada do final de semana e sem maiores dificuldades, derrotou o Bragantino, no Pacaembu, pelo placar de 2 x 0. Dudu e Gustavo Scarpa foram os protagonistas do marcador. Dudu abriu o placar num bom contra-ataque do “Verdão”, construído a partir da defesa, onde tocou com categoria na saída do goleiro. Na segunda etapa, Gustavo Scarpa cobrou sem chance de defesa um pênalti, dando números finais à partida. Com a vitória o Palmeiras reassumiu a liderança do Grupo B, totalizando 13 pontos.