Siga o DCO nas redes sociais

Brasileiros estreiam na Libertadores. Na Copa do Brasil, Santos e Flu goleiam adversários
fluriver
Brasileiros estreiam na Libertadores. Na Copa do Brasil, Santos e Flu goleiam adversários
fluriver

Duas das mais longas e difíceis competições tiveram seus jogos de estréia acontecendo no meio desta semana, com a participação de times nacionais. Uma delas é a já conhecida e tradicional Copa do Brasil, uma disputa marcada pelo caráter democrático, pois participam clubes de todo o País, muitos deles desconhecidos da maioria do torcedor brasileiro.

A outra competição é a Taça Libertadores, o maior e mais importante torneio de clubes do continente sul-americano. A disputa é muito acirrada nesta competição, fazendo do torneio um espaço de grande rivalidade não só entre os clubes, mas também entre o futebol dos países que se fazem representar nos confrontos.

 

O Brasil na Libertadores

 

Seis times brasileiros participam desta edição da Libertadores já com vaga assegurada na fase de grupos (Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Internacional e Atlético-PR). Dois outros ainda precisam se qualificar na disputa da chamada pré-Libertadores (Atlético-MG e São Paulo) para se juntarem aos outros já classificados.

São Paulo e Atlético Mineiro já estrearam na fase de qualificação para a fase de grupos., O Galo Mineiro foi até o Chile enfrentar o Danúbio e arrancou um bom resultado, ao empatar em 2 x 2 com os donos da casa. A partida de volta está marcada para a próxima semana, no Independência, em Belo Horizonte, onde dificilmente os mineiros devem deixar escapar a classificação, pois a retrospectiva mostra que o Atlético é muito difícil de ser batido em casa. Além disso, o time está muito bem ajustado e entrosado, com o artilheiro Ricardo Oliveira voltando a marcar. O artilheiro foi o autor dos dois gols contra o time chileno.

Quem não teve o mesmo desempenho na estréia foram os tricolores paulistas. O São Paulo foi até a Argentina para enfrentar o Talleres e voltou para casa com uma inesperada derrota na bagagem, pelo placar de 2 x 0. Para a partida de volta os tricolores paulistanos precisam fazer três gols de diferença, ou pelo menos igualar o mesmo placar da derrota, levando a disputa para os pênaltis. A situação do tricolor não é nada confortável e a derrota fez a hipótese da demissão do técnico André Jardine voltar a ser cogitada no Morumbi. No entanto, O diretor executivo de futebol do time, o ex-jogador Raí, afirmou que Jardine segue  como técnico, reivindicando um voto de confiança no jovem treinador.

Copa do Brasil

 

Duas camisas de peso no cenário nacional estrearam na Copa do Brasil no meio de semana. O Fluminense visitou o River, do Piauí e não teve qualquer dificuldade em golear o adversário pelo placar de 5 x 0. O Santos também enfrentou um outro time piauiense, o Altos, e foi implacável, impondo uma goleada de 7 x 1. Os resultados garantem os dois vencedores (Flu e Santos) na próxima fase.

Já o Vasco levou um susto do Juazeirense, mas arrancou um empate no final que garantiu  a ida dos cruzmaltinos para a fase posterior. Os dirigentes do Juazeirense protestaram contra um pênalti assinalado contra os donos da casa, que segundo a diretoria, não houve. Maxi López cobrou bem e garantiu o empate.

É isso. Seguimos acompanhando as principais competições neste início de temporada do melhor futebol do mundo.