Copa Sul-Americana: Atlético-PR empata fora de casa e fica muito próximo da conquista do título

JB x Atl

Junior Barranquilla e Atlético-PR confrontaram-se na Colômbia em partida válida pela final da segunda mais importante competição do continente americano, depois da Libertadores. O campeão será conhecido depois de duas partidas, sendo que o segundo embate ocorrerá na próxima quarta-feira, em Curitiba-PR, na Arena da Baixada, casa do time brasileiro.

Nesta primeira partida, o time brasileiro mostrou porque é neste momento uma das melhores equipes do país. O time – mesmo jogando fora de casa e sob pressão do adversário e da torcida – mostrou altivez e personalidade, praticando o mesmo bom futebol que jogou na temporada de 2018, tanto pelo campeonato paranaense como pelo “Brasileirão”.

O “Furacão” chegou a abrir o placar numa rápida jogada do ataque, onde Pablo concluiu com categoria para as redes dos donos da casa. Contudo, não demorou muito para o time colombiano empatar, depois de uma bola que sobrou limpa para o atacante do time da casa concluir. O Junior Barranquilla ainda teve a oportunidade de sair com a vitória, depois que o árbitro marcou um pênalti a favor do time colombiano. Pérez foi para a cobrança e soltou um balaço no meio do gol, mas a bola subiu e foi chocar-se com o travessão. Daí para frente nada foi produzido pelas duas equipes, que se limitaram a incursões esporádicas ao ataque, sem levar maiores perigos às metas adversárias.

A partida terminou empatada em 1 x 1 e não há vantagem do gol qualificado, na casa do adversário. Assim, havendo um outro empate por qualquer placar na próxima partida, a decisão irá para a prorrogação e, se for o caso, pênaltis. O time brasileiro, pela ótima retrospectiva da temporada e também pelo próprio desempenho nesta primeira partida, vai para o segundo confronto como favorito à conquista do título, pois dificilmente deixará escapar a oportunidade de conquistar a taça diante de sua torcida, o que lhe garante uma vaga na Libertadores de 2019.

Depois da eliminação dos times brasileiros na Libertadores – que foram abertamente prejudicados pela arbitragem da Conmebol – o Atlético Paranaense é o representante nacional com chances reais e efetivas de terminar a temporada trazendo para o Brasil mais uma importante conquista  internacional do futebol.