Mais dois brasileiros, Corinthians e Santos, asseguram classificação à próxima fase da Libertadores

libertadores

A fase de grupos da principal e mais importante competição de clubes do continente foi encerrada nesta semana com a definição dos times que se classificaram às oitavas de final. O sorteio para os confrontos que irão ocorrer na próxima fase, com as partidas no sistema de ida e volta, ocorrerá no dia 04 de junho, na sede da Conmebol. As partidas, no entanto, somente irão ocorrer na primeira semana pós Copa do Mundo da Rússia.

Os dois times brasileiros que estiveram em campo na quinta-feira para realizarem suas últimas partidas já estavam classificados, mas precisavam confirmar a posição na tabela, se primeiro ou segundo colocado em seus respectivos grupos.

Santos e Corinthians fizeram suas partidas finais em casa, respectivamente contra o Real Garcilaso-PER e Milionarios-COL. Os dois confrontos já não despertavam muito interesse, em função não só da classificação antecipada já estar garantida, como o próprio primeiro lugar assegurado pelos dois times paulistas.

O Corinthians foi derrotado pelo placar de 1 x 0, tendo enfrentado o Milionarios, da Colômbia, em partida realizada na capital paulista. O Santos, por sua vez, apenas empatou contra o lanterna do Grupo F, os peruanos do Real Garcilaso, sem abertura de placar.

O Grupo F teve o Santos em primeiro lugar com 10 pontos, ficando os argentinos do Estudiantes com 8 pontos. O Nacional, do Uruguai, ficou empatado com os argentinos em quase todos os critérios, perdendo a vaga no saldo de gols, onde ficou com 1 (um) e o Estudiantes com 2 (dois).  Argentinos e Uruguaios se confrontaram também na quinta-feira e o resultado foi a vitória do Estudiantes De La Plata pelo placar de 3 x 1.

No cômputo geral, a participação dos sete times brasileiros nesta primeira fase da competição, a fase de grupos, pode ser avaliada como muito boa. Somente 1 (uma) equipe não se classificou, o Vasco da Gama. Dos 6 (seis) times que se classificaram, somente o Flamengo não ficou com a primeira posição em seu grupo. Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro e Santos asseguraram a classificação como primeiro colocados em seus respectivos grupos, levando para a próxima fase a vantagem de decidir a ida para as quartas de final, a segunda partida, em casa, o que, considerando a alta dificuldade da competição, é uma vantagem bastante considerável.