Erdogan vence golpistas e é reeleito presidente da Turquia

erdogan

Da redação – No último domingo, dia 24, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, venceu em primeiro turno as eleições presidenciais e parlamentares. Erdogan venceu com 53% dos votos com 92%, suficientes para vencer em primeiro turno.

O principal oponente de Erdogan nas eleições era Muharrem Ince, que obteve 30% dos votos. Nas votações parlamentares o partido de Erdogan, AKP (Partido Justiça e Desenvolvimento) também obteve maioria com 54,7% da votação. Já o bloco de oposição que tem como principal integrante o CHP (Partido Republicano do Povo) teve 33,6% dos votos no parlamento. Outros integrantes da aliança golpista foi o conservador IYI e o islamita Saadet.

A participação dos eleitores foi alta, as seções eleitorais permaneceram cheias durante todo o período de votação. Ao todo 87% dos eleitores turcos compareceram às urnas. O voto na Turquia é obrigatório.

A Turquia sofreu um golpe de Estado em 2016, com tanques militares na rua. A população turca reagiu ao golpe e impediu a tomada dos militares. Desde então os setores golpistas tentam derrubar Erdogan, mas o governo vem atuando para impedir um novo golpe.