Siga o DCO nas redes sociais

Irã vai reagir aos ataques
Embaixador do Irã em Bagdá: responderemos a todos os ataques dos EUA
De acordo com a declaração de Iraj Mesjedi, embaixador do Irã, o país irá reagir contra todas as agressões do imperialismo.
EUA x Irã
Irã vai reagir aos ataques
Embaixador do Irã em Bagdá: responderemos a todos os ataques dos EUA
De acordo com a declaração de Iraj Mesjedi, embaixador do Irã, o país irá reagir contra todas as agressões do imperialismo.
Foto: Reprodução
EUA x Irã
Foto: Reprodução

A crise política generalizada, em diversos países do mundo, é consequência direta da crise econômica de 2008, que ainda não foi superada. Esta crise tem obrigado o imperialismo a realizar manobras cada vez mais arriscadas. Um dos principais fatores de tensão internacional é o problema do Irã. O imperialismo, principalmente o norte-americano, tem aumentado os ataques ao Irã, assim como tem feito com relação à Venezuela. Em ambos os casos, temos o imperialismo desferindo duros golpes contra governos nacionalistas. 

O governo do Irã tem respondido estes ataques com firmeza, na medida do que é possível para um país atrasado. De acordo com o que foi noticiado no sítio Sputnik, em entrevista para o canal de televisão iraquiano Dijlah, o embaixador Iraj Mesjedi afirmou que, “se houver ameaça contra o Irã por parte dos EUA, iremos responder com o uso da força. Iremos nos defender“.  A seguir, Iraj disse ainda, quando perguntado se isso poderia significar um ataque a posições americanas em território iraquiano que “Em qualquer lugar em que os americanos estejam”. O governo do Irã, que não é nenhum governo operário, está reagindo corretamente contra as agressões imperialistas. Temos visto as diversas sanções e a escalada das tensões entre o imperialismo e o Irã.

No entanto, a propaganda imperialista procura apresentar as reações de um país atrasado como o Irã como se fossem uma grande ameaça. Como se um país subdesenvolvido pudesse ameaçar seriamente as maiores potências capitalistas do mundo. Devemos estar vacinados de toda a propaganda imperialista. Qualquer medida tomada pelo governo iraniano contra os Estados Unidos, mesmo que seja uma ação de ofensiva militar, deve ser encarada como um movimento puramente defensivo, afinal os EUA vem subjugando o Oriente Médio, invadindo países e provocando uma ampla destruição há muito tempo. Em determinadas situações, a única opção para um país acuado é reagir atacando, antes de sofrer uma intervenção militar estrangeira.

A atitude tomada pelo Irã, através de seu embaixador Iraj Mesjedi, deve ser amplamente defendida. Sob o fogo cruzado que o imperialismo tem imposto ao Irã, é preciso que a esquerda e os comunistas e revolucionários tenham uma posição clara: pelo fim dos ataques imperialistas e pela autodeterminação do povo iraniano. Fora o imperialismo do Oriente Médio! Fora o imperialismo do Irã!