Em junho, desmatamento dispara e cresce 60% sob governo Bolsonaro

O desmatamento da Amazônia avança no governo golpista de Jair Bolsonaro (PSL), que representa os interesses das empresas mineradoras transnacionais e da bancada ruralista. O governo promove a sistemática destruição do ecossistema amazônico, na medida em que isenta as empresas e os ruralistas de punição, dificulta a fiscalização de órgãos como IBAMA e ICMBio e até mesmo ameaça, censura e persegue servidores públicos que denunciam o desmonte da política de proteção ambiental do país.

Em Junho, a Amazônia perdeu 762, 3 km² de sua área de mata, equivalente à cidade de Campinas (SP) e 100 mil campos de futebol. Já em relação ao mês de Maio, verifica-se avanço de 60%.

Neste ano de 2019, a Amazônia perdeu no total de 2.273,6 km². Dos Estados que englobam a Amazônia Legal, o Pará foi o que mais perdeu vegetação, com 1.410 km². Neste Estado, a cidade de Altamira foi a mais atingida.

No mapa do desmatamento, após o Pará, seguem os Estados de Mato Grosso, 994 km² e Amazonas, com 824 km².

O governo Jair Bolsonaro, capacho do imperialismo, fruto de um golpe de Estado e de uma fraude eleitoral monstruosa, age para entregar as riquezas nacionais e a floresta Amazônica para os EUA.

Gostou do artigo? Faça uma doação!